Ouvindo...

Ataque à escola em Poços de Caldas: PM diz que viatura chegou em 3 minutos e afirma: ‘não podemos tudo’

Adolescente foi impedido de entrar na escola, por testemunhas, até a chegada da Polícia Militar; ele foi apreendido e levado para a delegacia

Ataque à escola em Poços: PM afirma que ‘podemos muito, mas não podemos tudo’

O chefe do Centro de Jornalismo da Polícia Militar (PM), tenente-coronel PM Flávio Santiago, ressalta que a viatura chegou na porta da escola, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, três minutos após ser acionada e que essa ação rápida evitou o pior. O adolescente de 14 anos, que esfaqueou quatro estudantes, foi contido por populares até a chegada da polícia. Ele foi apreendido e encaminhado para a delegacia. A Polícia Civil vai investigar as motivações do ataque.

“Nós tentamos e buscamos o crime zero. Nós podemos muito, mas não podemos tudo”, ressalta o tenente-coronel ao explicar a ação da PM e afirmar que a força tarefa funcionou. “Ele poderia ter feito muito mais vítimas dentro da escola, o que não aconteceu.”

A viatura da PM foi acionada e chegou ao local em 3 minutos o que, segundo o tenente-coronel, atende a um protocolo operacional de proteção às áreas escolas em Minas Gerais. “O fato da viatura ter chegado rápido promoveu uma apreensão desse adolescente.”

Quando questionado sobre ações preventivas para evitar esse tipo de crime, Flávio Santiago ressalta que quando a criminalidade envolve a psique humana elas são muito mais complexas.

“Nós estamos investindo no combate ao bullying e em outras ações em parceria com a Secretaria de Educação, mas o crime que envolve a psique humana é muito difícil de ser completamente combatido, mas eu acredito que o estado tem feito uma diferença muito grande, sobretudo, nesse atendimento rápido que foi feito ontem (10).”

Adolescentes esfaqueados

O ataque à Escola Profissional Dom Bosco, na tarde de terça-feira (10), deixou moradores, pais e toda comunidade escolar de Poços de Caldas, no Sul de Minas, perplexos e comovidos. Esses sentimentos são demonstrados em mensagens deixadas em uma rede social da instituição privada. Alguns comentários cobram a escola.

Segundo a Polícia Militar (PM), o autor é um ex-aluno da instituição, de 14 anos. Ele esfaqueou quatro estudantes, com idades entre 14 e 17 anos, e um deles identificado como Leonardo Willian Silva, morreu. Outras duas vítimas estão internadas em estado grave e uma terceira está fora de perigo. O autor foi apreendido.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022