A primavera no Hemisfério Sul começa no dia 23 de setembro, às 3h50, e termina no dia 22 de dezembro às 0h27 (horário de Brasília). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o período será marcado para chuva na região Sudeste, além de calor e tempo seco em outras regiões do Brasil.
A primavera é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor Central do Brasil. De acordo com estudo do Inmet, durante este período é possível “notar o processo de convergência de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e em parte do Centro-Sul da Região Norte do país.”
Mas, se em algumas regiões do Brasil a chegada da primeira indica período de chuva, em outras o a estação é marcada pela escassez.
“Durante a estação, os acumulados de chuva no norte da Região Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros, principalmente, no Norte do Piauí e Noroeste do Ceará. As temperaturas são mais elevadas em grande parte da Região Norte, interior do Nordeste e em alguns pontos da parte Central do Brasil.”
As primeiras chuvas da estação acontecem devido a episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia. Já no Sul do país, a previsão é de chuvas fortes, com rajadas de vento, descargas atmosféricas e granizo, devido a episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM).
Minas Gerais
Com a chegada da primavera, marcada para domingo (23), a previsão do Inmet é de prevalência da onda de calor que assola o país há alguns dias. Conforme previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as temperaturas máximas devem superar os 40°C em algumas localidades do Norte, Centro-Oeste e interior de São Paulo, especialmente, no primeiro dia da primavera. Em Minas Gerais, a onda de calor segue pelo menos até sábado (22), com temperatura 5°C acima da média nas regiões Sul/Sudoeste e Triângulo.
O pico do calor em Minas Gerais é esperado para o fim de semana da primavera. As máximas devem chegar aos 40°C na região metropolitana de Belo Horizonte e aos 45°C no Pontal do Triângulo, conforme previsão da Cemig.
O Inmet segue protocolos internacionais e o aviso de onda de calor é emitido quando as temperaturas, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a média histórica do período.
Sudeste
Na Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses indica condições favoráveis para chuva abaixo da média na parte Norte da região. No Sul de Minas Gerais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, a chuva poderá ocorrer acima da média, com tendência de retorno das chuvas mais regulares a partir do mês de novembro, conforme o Inmet. As temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte da região Sudeste.