Ouvindo...

Palavra aberta: como funciona a fila para transplante de órgãos?

Palavra Aberta Digital recebe diretor do MG Transplantes

Apresentador aguardou 10 dias para receber um coração

O caso do apresentador Fausto Silva levantou questionamentos sobre a fila nacional de transplante de órgãos.

Afinal de contas, como é organizada essa fila? Existem prioridades? Quais são os critérios para o paciente conseguir um órgão? Para aprofundar nesse assunto, o Palavra Aberta Digital recebe o diretor do MG Transplantes, o médico Omar Lopes Cançado.

Hoje, no Brasil, entre 60 e 70 mil pessoas aguardam na fila por um transplante. Os números variam diariamente. O Estado com o maior número de pacientes na espera é São Paulo, com cerca de 23 mil pessoas. Minas Gerais vem em segundo, com quase 7 mil pessoas. Os órgãos mais aguardados são rim e córnea.

Confira o programa completo:

Kátia Pereira é jornalista formada pelo Uni-BH e tem especialização em História e Cultura Política pela UFMG. Está na Itatiaia desde 2002. Desde 2005 é titular do Jornal da Itatiaia 1ª Edição. Também apresenta o Jornal da Itatiaia Tarde, é editora e apresentadora do Palavra Aberta e apresenta conteúdo no canal da Itatiaia no Youtube. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Âncora de Rádio. Tem passagens por Record TV Minas, Super Notícias/O Tempo e assessoria na Assembleia Legislativa
Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia