Ouvindo...

Virada Cultural: ruas de BH começam a ser interditadas nesta sexta (18); veja detalhes

Agentes estarão nas ruas para orientar o trânsito e prefeitura pede que público dê preferência ao transporte coletivo; Titãs e Gaby Amarantos são as atrações principais

Virada Cultural

A 8ª Virada Cultural de Belo Horizonte começa neste sábado (19), às 19h. Apesar disso, as forças de segurança já começam a realizar a operação de trânsito e transporte para o evento a partir da noite desta sexta-feira (18), com algumas ruas sendo interditadas a partir das 19h.

Ruas e avenidas da área central de Belo Horizonte serão interditadas e desvios serão criados. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal) vão estar nas ruas para monitorar, fiscalizar e orientar o tráfego. Os acessos para a Área Hospitalar estarão liberados para garantir a mobilidade dos veículos de emergência

Desvios e interdições no trânsito
  • Sexta-feira (18)

- A partir das 19h: interdição parcial (meia pista) do viaduto Santa Tereza;

- A partir das 21h: interdição da Rua dos Guaicurus, entre as ruas da Bahia e Espírito Santo; Interdição de Rua da Bahia, entre a Avenida do Contorno e Rua dos Guaicurus;

  • Sábado (19)

- A partir das 14h: interdição total do viaduto Santa Tereza; Interdição da Avenida dos Andradas, entre a Rua dos Carijós (viaduto Santa Teresa) e o viaduto da Floresta, sentido Hospitais / Rodoviária; Interdição da Rua Aarão Reis; Interdição da Rua da Bahia, entre a Avenida do Contorno e Rua dos Guaicurus; Interdição da Rua da Bahia, entre a Ruas dos Caetés e Avenida Afonso Pena; Interdição da Rua da Caetés, entre a Rua da Bahia e Avenida dos Andradas;

  • Domingo (20)

- A partir das 0h: Rua dos Tamoios entre Avenida Afonso Pena e Rua da Bahia;

- As interdições para a Feira de Artesanato (Avenida Afonso Pena entre as avenidas Amazonas e Carandaí) estarão ativas durante o domingo da Virada Cultural 2023.

  • Segunda (21)

- As interdições permanecem até o fim dos eventos e a desmontagem da estrutura que está prevista até 4h de segunda-feira (21).

Transporte coletivo

- Reforço nas viagens durante toda a madrugada nas linhas das estações São Gabriel, Vilarinho, Pampulha, Venda Nova, Diamante, Barreiro e nas estações da avenida Santos Dumont e Paraná;

- Por causa das interdições, algumas linhas do transporte coletivo terão o itinerário e pontos de embarque/desembarque alterados na Área Central a partir das 14h de sábado (19) até o fim do evento.

Metrô

- O metrô irá funcionar, ininterruptamente, durante toda a noite e todo o dia, com intervalo entre os trens de 15 minutos.

Táxi

- Será criado um ponto de táxi na Rua dos Tupinambás entre Bahia e Avenida dos Andradas. Os participantes do evento também poderão usar os demais pontos de táxi existentes na região.

Ciclovia

- Será criada uma ciclovia operacional para a Virada Cultural 2023. Um trecho da ciclovia será na Avenida dos Andradas, entre Rua dos Caetés e Alameda Ezequiel Dias, que será sinalizado junto ao canteiro central em ambos os sentidos.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.