Moradores da Região Leste de BH denunciam sumiço dos leituristas de hidrômetros da Copasa. Leituristas são aqueles profissionais que registram os números referentes ao consumo de cada residência e que podem eventualmente identificar problemas, distorções, consumos exagerados ou até vazamentos.
A aposentada Gracie Pimentel conta que os leituristas não passam mais na rua dela, no bairro Esplanada. Para ter o hidrômetro analisado, ela passou a vigiar os profissionais o dia todo, para não correr o risco de ter a casa ignorada.
“Na Copasa, eles falam que não encontram ninguém em casa, o que é uma mentira, porque eu fico o dia todo aqui”, diz Gracie. “O leiturista ficou três meses sem passar, e as contas ficaram uma doideira. Agora, eu marco o dia e fico rodando o bairro à procura de quem fará a leitura, pois vários dizem que a minha casa não está na área deles.”
Depois que os hidrômetros deixaram de ser vistoriados pelos leituristas, Gracie diz que sua conta de água mais que dobrou de preço, de R$ 50 para R$ 100 a R$ 120.
A aposentada Ana de Lourdes Borges também faz parte do grupo de vizinhos do bairro Esplanada que ficam vigiando os leituristas da Copasa. “Eu e minha vizinha temos que ficar vigiando os leituristas, até conseguir trazê-los.”
Se os leituristas passassem pela rua, eles poderiam colher os números do hidrômetro e explicar o que está acontecendo na casa do engenheiro Vicente de Paulo Faria. Sem mudar nenhum tipo de comportamento e aumentar o consumo, o consumo dele aumentou 19 vezes.
“Moro numa casa de dois quartos só com minha filha. A gente consumia uma média de mil litros por mês. Em junho, saltou para 19 mil litros, de R$ 50 para R$ 220 reais”, diz. “Como não fazem medição mês a mês, queria saber que parâmetro estão usando para indicar esse consumo.”
A respeito da situação de Vicente, a empresa disse que enviou o caso para ser analisado pelo setor responsável.
Sobre a ausência de leituristas na rua, a empresa disse que, sempre que o cliente verificar que pode ter ocorrido algum engano, ele pode acionar os canais de atendimento da empresa e solicitar a visita de um técnico ao imóvel do morador. A empresa diz que, se for constatado algum erro, a correção é feita e a conta é reenviada para o cliente.
O atendimento pode ser realizado presencialmente, por meio da Central de Atendimento (0800 0300 115) ou no site