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Moradores da Região Leste de BH denunciam falta de leituristas da Copasa

Consumidores reclamam de contas com valores mais altos sem mudança no gasto de água e sem leitura mês a mês dos hidrômetros para justificá-las

Leituristas, quando fazem a medição, podem identificar problemas, distorções, consumos exagerados ou até vazamentos

Moradores da Região Leste de BH denunciam sumiço dos leituristas de hidrômetros da Copasa. Leituristas são aqueles profissionais que registram os números referentes ao consumo de cada residência e que podem eventualmente identificar problemas, distorções, consumos exagerados ou até vazamentos.

A aposentada Gracie Pimentel conta que os leituristas não passam mais na rua dela, no bairro Esplanada. Para ter o hidrômetro analisado, ela passou a vigiar os profissionais o dia todo, para não correr o risco de ter a casa ignorada.

“Na Copasa, eles falam que não encontram ninguém em casa, o que é uma mentira, porque eu fico o dia todo aqui”, diz Gracie. “O leiturista ficou três meses sem passar, e as contas ficaram uma doideira. Agora, eu marco o dia e fico rodando o bairro à procura de quem fará a leitura, pois vários dizem que a minha casa não está na área deles.”

Depois que os hidrômetros deixaram de ser vistoriados pelos leituristas, Gracie diz que sua conta de água mais que dobrou de preço, de R$ 50 para R$ 100 a R$ 120.

A aposentada Ana de Lourdes Borges também faz parte do grupo de vizinhos do bairro Esplanada que ficam vigiando os leituristas da Copasa. “Eu e minha vizinha temos que ficar vigiando os leituristas, até conseguir trazê-los.”

Se os leituristas passassem pela rua, eles poderiam colher os números do hidrômetro e explicar o que está acontecendo na casa do engenheiro Vicente de Paulo Faria. Sem mudar nenhum tipo de comportamento e aumentar o consumo, o consumo dele aumentou 19 vezes.

“Moro numa casa de dois quartos só com minha filha. A gente consumia uma média de mil litros por mês. Em junho, saltou para 19 mil litros, de R$ 50 para R$ 220 reais”, diz. “Como não fazem medição mês a mês, queria saber que parâmetro estão usando para indicar esse consumo.”

A respeito da situação de Vicente, a empresa disse que enviou o caso para ser analisado pelo setor responsável.

Sobre a ausência de leituristas na rua, a empresa disse que, sempre que o cliente verificar que pode ter ocorrido algum engano, ele pode acionar os canais de atendimento da empresa e solicitar a visita de um técnico ao imóvel do morador. A empresa diz que, se for constatado algum erro, a correção é feita e a conta é reenviada para o cliente.

O atendimento pode ser realizado presencialmente, por meio da Central de Atendimento (0800 0300 115) ou no site copasa.com.br.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.