Ouvindo...

Justiça determina que Youtube retire vídeos de influenciador sobre joalheria da Savassi

Decisão cita vídeos postados pelo apresentador do programa ‘Ronda do Consumidor’, Ben Mendes

Por investigação própria, influenciador Ben Mendes descobriu que loja vendia joias furtadas da esposa

O desembargador Cavalcante Motta, da 10ª Câmara Cível de Betim, determinou que o Youtube retire do ar os vídeos em que o influenciador e apresentador do programa ‘Ronda do Consumidor’, Ben Mendes, diz que uma joalheria localizada da Savassi, lado Centro-Sul de Belo Horizonte, vende joias da esposa dele que foram furtadas.

Um dos vídeos, postado no canal do Youtube de Ben Mendes, tinha, até o final da manhã desta sexta-feira (14), mais de 800 mil visualizações.

No entendimento do magistrado, o conteúdo extrapola o direito de manifestação. “Dessa forma, razoável e pertinente a retirada do ar de vídeo com conteúdo aparentemente difamatório. Ressalto, por conseguinte, que a medida não ofende os princípios constitucionais da liberdade de expressão e pensamento, tampouco se trata de censura prévia. De fato, não há como privilegiar a liberdade de expressão se há potencial ofensa à imagem e a honra objetiva. Aliás, a Constituição Federal também garante a inviolabilidade da intimidade, vida privada e honra das pessoas (artigo 5º, X)”, diz trecho da decisão dessa quinta-feira (13).

Para o advogado Victor Aisenberg, que representa a joalheria, a justiça foi feita. “O que o desembargador ressaltou é que deve haver equilíbrio entre a liberdade de expressão, a liberdade de manifestação e ofensas e danos que podem ser causados aos atingidos por essas manifestações. Entendemos que a Justiça foi feita e vamos continuar defendendo as verdades dos fatos”.

Conforme Ben Mendes, as joias foram furtadas por uma pessoa próxima à família. O próprio Ben, que também é advogado e jornalista, investigou o caso e descobriu que o suspeito teria repassado as peças para uma loja no Shopping 5ª Avenida, na Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Procurado pela Itatiaia nesta sexta-feira (14), Ben Mendes informou não ter ciência da decisão.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.