Ouvindo...

Ciclone extratropical em Minas Gerais? Especialista explica que isso é possível

Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta sobre os riscos do fenômeno atingir o Brasil, preocupando muitas pessoas; ciclone é acompanhado de chuva, ventos e até neve

Especialista explica se ciclone tropical pode atingir Minas Gerais

O risco de um ciclone extratropical atingir algumas regiões do Brasil tem causado preocupação em muitas pessoas. O fenômeno, muito comum na Europa, América do Norte e Ásia, costuma ser acompanhado de fortes ventos, chuvas intensas e, em alguns casos, até neve.

O alerta, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e válido até quarta-feira (12), afirma que o ciclone deve se formar no Sul do Brasil, mas pode afetar o clima na região Sudeste. A situação tem deixado muitas pessoas preocupadas, incluindo moradores de Minas Gerais.

Minas Gerais vai ter ciclone tropical?

Não há nenhuma chance do ciclone tropical atingir Minas Gerais, é o que explica o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o especialista, o fenômeno deve afetar os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

“O ciclone extratropical não deve atingir o estado de Minas Gerais. Esse sistema deve proporcionar condições de tempo bastante instável, com chuvas torrenciais e rajadas de vento, principalmente no leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Depois, esse sistema tende a se deslocar para o Oceano Atlântico Sul.”

A Defesa Civil Nacional vai realizar, às 16h desta terça-feira (11), uma coletiva para falar sobre os riscos da passagem do ciclione pelo litoral do Sul do Brasil. A coletiva vai ser transmitida no canal do Ministério da Integração Desenvolvimento Regional no YouTube.

Entre esta terça (11) e quarta-feira (12), Belo Horizonte teve registrar temperatura mínima de 15º C e máxima de 30º C, com céu entre nuvens e nenhuma possibilidade de chuva.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.