Ouvindo...

Risco de ciclone atingir regiões do Brasil faz Marinha emitir alerta de onda gigantes

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ciclone pode atingir o Brasil a partir desta quarta-feira (12)

Possibilidade de ciclone atingir o Brasil deixa autoridades em alerta

A previsão de um novo ciclone extratropical atingir regiões do Brasil deixa autoridades em alerta. Nessa segunda-feira (10) a Marinha emitiu alerta para possibilidade de ondas de até 4,5 metros de altura e ventos que podem passar dos 100 km/h em um trecho que vai de Santa Catarina até o litoral norte de São Paulo. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno meteorológico pode ocorrer desta quarta (12) até sexta-feira (14).

O ciclone extratropical que poderá afetar os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. “O referido ciclone poderá provocar ressaca [do mar], com ondas de direção sudeste a leste e altura de até 4,5 metros, entre as noites dos dias 12 e 14 de julho”, afirma a Marinha em nota.

“O mesmo sistema poderá afetar a faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e de São Paulo, de Laguna [SC] a São Sebastião [SP], com ventos de direção noroeste a sudoeste e intensidade de até 100 km/h [55 nós], entre a noite do dia 12 e a manhã do dia 14", completa.

Inmet

O comunicado do Inmet destaca que uma área de baixa pressão continental, posicionada entre o norte da Argentina e o Paraguai, avança sobre o Sul do Brasil, configurando entre terça e quarta-feira (12), um novo ciclone extratropical.

“Vale destacar, no entanto, que há diferença entre os modelos numéricos de previsão de tempo para a data de formação e a área exata de configuração do ciclone. De acordo com alguns modelos, o sistema se formará no litoral do Rio Grande do Sul, outros indicam sua formação sobre o continente, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, diz trecho do texto.

Como áreas dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já serão atingidas por chuvas significativas entre esta sexta-feira (7) e o próximo sábado (8) - veja notícia -, o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet) chama atenção para os possíveis impactos da chuva com o cenário previsto para a próxima semana.

“O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo País, atingindo não apenas o Sul, mas avançando por áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir, inclusive, o sul da região amazônica a partir de meados da semana, configurando um novo evento de friagem”.

Ciclone

O ciclone extratropical é caracterizado por um sistema de baixa pressão atmosférica que ocorre em latitudes médias, ou seja, longe da região equatorial.

A ocorrência de ciclone extratropical é comum Europa, América do Norte e Ásia, mas também pode ocorrer em países como o Brasil.

Normalmente, o ciclone é acompanhado fortes ventos e chuvas intensas. Em algumas regiões, é possível nevar. Leia mais sobre ciclone aqui!

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.