Ouvindo...

Teleconsultas têm horário ampliado pela prefeitura de BH para atender pacientes com doenças respiratórias e arboviroses

Serviço serve como apoio para a rede de saúde pública do município; saiba como agendar a consulta

Teleatendimento desafoga a rede de saúde pública e traz comodidade ao paciente

A partir desta segunda (17) e terça-feira (18), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) irá ampliar o serviço de teleconsultas para atender pessoas de todas as faixas etárias com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika. Para realizar a consulta, a população deve acessar o Portal da Prefeitura e realizar o agendamento.

Nessa segunda-feira, o atendimento via vídeo será feito entre 8h30 e 18h30. Já na terça, as consultas serão realizadas entre 7h30 e 18h30. O serviço, que faz parte do plano de enfrentamento às doenças respiratórias e arboviroses da prefeitura, serve para complementar a rede de saúde do município.

Em Belo Horizonte, todos os moradores cadastrados em Centros de Saúde da cidade têm acesso à modalidade por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da Rede SUS-BH.

Agendamento

Pode realizar a consulta, o paciente que apresentar sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos.

Apenas moradores e cadastrados em Centros de Saúde da capital possuem acesso ao serviço. Caso não seja cadastrado, a orientação é procurar o Centro de Saúde de referência para realização do mesmo. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH.

Para solicitar o agendamento, basta acessar o Portal da Prefeitura, realizar o cadastro e escolher a data e o horário da teleconsulta. Depois, para acessar a consulta, ele deve entrar no sistema usando dados cadastrais - CPF e data de nascimento - perto do horário agendado. A consulta é em vídeo.

No caso de crianças e adolescentes, os responsáveis devem realizar o cadastro com dados do próprio menor.

Além do diagnóstico, o paciente receberá prescrição médica e/ou pedidos de exame, que são enviados dentro de um prazo de até 24 horas úteis.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.