Ouça a rádio

Compartilhe

Belo Horizonte: prefeitura reativa serviços de teleconsultas e amplia público a ser atendido

 Crianças e adolescentes de 1 a 16 anos passar a ter acesso ao serviço de saúde 

Serviço estará disponível a partir desta quarta-feira (22)

O serviço de teleconsultas será retomado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) a partir desta quarta-feira (22). O atendimento, que antes era acessado somente por pessoas com 17 anos ou mais, será ampliado para crianças e adolescentes de 1 a 16 anos. Belo Horizonte foi a primeira capital do Brasil a voltar com o uso de obrigatório de máscaras em locais fechados.

De acordo com a PBH, serão ofertados, inicialmente, 150 teleatendimentos diários por meio do portal da prefeitura. “Para garantir a assistência aos usuários, todas as crianças atendidas receberão, pelo menos, uma ligação 24 horas após o teleatendimento para o monitoramento da situação. Já os adultos com síndrome gripal e com critérios de risco receberão o contato da equipe médica 48 horas após o atendimento. Vale reforçar que ambos os públicos seguirão em telemonitoramento, a depender da evolução clínica”, diz nota da PBH.

Ainda conforme a prefeitura, qualquer morador da capital cadastrado em centros de saúde tem acesso ao teleatendimento. “Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deve procurar a unidade de referência para realizar a inscrição. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH", destaca.

Saiba como consultar

O cidadão acessa o portal da Prefeitura e se cadastra para uma Consulta On-line Síndrome Gripal. Após confirmar o cadastro no SUS-BH, o paciente entra em uma tela para escolha da data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade. No dia e hora agendados, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.

De acordo com o diagnóstico, ele poderá receber orientações de isolamento domiciliar e receita de medicamento que seguirá escaneada no e-mail de cadastro informado. Com a impressão da receita, o paciente poderá buscar a medicação no Centro de Saúde de sua área de abrangência.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido