As 19 estações do metrô de Belo Horizonte amanheceram abertas nesta terça-feira (28), contrariando promessa de
“O Metrô BH informa que todas as estações do sistema estão abertas nesta terça (28/03). Os trens estão operando com intervalo de 15 a 20 minutos”, informa o grupo que venceu o leilão para privatização. Entretanto, usuários reclamam de velocidade reduzida.
Os metroviários estão insatisfeitos com a assinatura do contrato de concessão do metrô entre o governo federal, o governo de Minas e o Grupo Comporte - o que foi oficializado na última sexta-feira (24).
Representantes do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro) falam em “desrespeito” por parte do governo federal.
R$ 25 milhões
O Grupo Comporte venceu o leilão para privatização do metrô de Belo Horizonte em 22 de dezembro do ano passado. A companhia foi a única participante do certame e apresentou um lance de R$ 25 milhões. Com isso, ela se compromete a realizar investimentos para melhoria das estações, além de conduzir as obras de expansão da linha 1 e construção da linha 2.
Em nota, o Grupo Comporte/Metrô BH informou que recebeu comunicado do Sindimetro sobre a greve, mas que “não tem ingerência” sobre a pauta reivindicada pelos metroviários. A empresa ainda diz que irá tomar “ações necessárias” para garantir o “direito de transporte sobre trilhos de 100 mil pessoas diariamente”.
*Com Lucas Pavanelli