O outono começa às 18h25 desta segunda-feira (20) - marcando o fim do período chuvoso e o início da estação seca em Minas Gerais. No entanto, de acordo com Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o começo da estação mantém características típicas do verão - o que representa possibilidade de pancadas de chuva frequentes neste mês e em abril.
“Contudo, no decorrer do mês de abril, as chuvas reduzem gradativamente e, normalmente, em maio se estabelece a estação seca. As chuvas são escassas e geralmente associadas a passagem de frentes frias pela Região Sudeste”, esclarece a meteorologista.
De acordo com Anete, em meados de abril, os dias passam a ser predominantemente de céu claro, o que leva a variação da temperatura ao longo do dia.
As manhãs e noites apresentam temperaturas amenas e as tardes com temperaturas mais elevadas, o que denominamos de maior amplitude térmica diurna. Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima.
Onda de frio
Porém, a partir de maio, a região Sudeste pode ser atingida por massas de ar frio de intensidade moderada a forte, o que leva a queda das temperaturas de um dia para o outro. Conforme a meteorologia, desta forma, “as temperaturas permanecem amenas por dias consecutivos, os denominados episódios frios. Quando o episódio frio se prolonga por mais tempo caracteriza uma onda de frio”.
Ela acrescenta:
A partir de maio, devido às temperaturas amenas observadas pela manhã, se torna recorrente a formação de nevoeiro na faixa leste do estado e também nas imediações de lagos e encostas de montanhas. Em ocasião de episódios frios, observa-se a formação de geadas, principalmente, na região serrana do sul de Minas.
“Prognóstico estocástico elaborado pelo Inmet para o trimestre abril, maio e junho é de chuvas variando de normal a abaixo da média histórica. Lembrando que a partir de maio é normal não chover no estado. As temperaturas tendem a variar de normal a acima da média climatológica”, finaliza Anete.