Para garantir a festa dos foliões e organizar o
Na área Central, no Santa Tereza e na Pampulha serão delimitadas áreas para os desfiles de blocos, criando assim uma estrutura fixa de interdições de vias e desvios no trânsito para garantir o desfile dos foliões.
Leia mais:
Área Central
Serão cinco áreas (Hipercentro, Floresta, Av. Brasil, Savassi e Barro Preto) de desfiles dos blocos em que as vias serão interditadas a partir das 10h de sábado (18). As áreas do Hipercentro e Savassi ficarão fechadas 24h. As áreas da Floresta, Av. Brasil e Barro Preto terão liberação às 23h.
Fora do horário dos desfiles, será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas. Situações de emergência serão preservadas com o auxílio dos agentes da BHTrans e da Guarda Municipal. Não será permitido estacionar nas ruas interditadas para o desfile dos blocos, evitando situações de risco aos foliões e também danos aos veículos.
Faixas e banners serão implantados para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos.
A recomendação é que os motoristas priorizem a Av. do Contorno, margeando a Área Central, que estará liberada para o trânsito e o transporte coletivo. Com o WAZE e o Google Maps o motorista poderá acompanhar os trechos interditados e reservados para desfile dos blocos, sugerindo assim ajustes no itinerário.
Santa Tereza
As vias no bairro Santa Tereza serão interditadas a partir das 9h e reabertas a partir das 19h, diariamente, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Elas serão liberadas assim que o serviço de limpeza for concluído.
Será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes e haverá faixas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos.
Pampulha
As vias no entorno do Mineirão serão interditadas uma hora antes, nos dias em que serão realizados os desfiles dos blocos, e liberadas duas horas depois da dispersão. Estão programados blocos nos dias 16, 17, 18 e 21 de fevereiro.
As vias serão liberadas assim que o serviço de limpeza for concluído. Será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas e faixas serão afixadas para orientar motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos.
Área hospitalar
A circulação será pela av. do Contorno acessando a rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar), as avenidas Francisco Sales, Amazonas e Augusto de Lima. O trajeto estará livre para o trânsito e os agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal, Polícia Militar) irão preservá-los durante os deslocamentos dos blocos.
Tecnologia
A recomendação é que os motoristas utilizem os aplicativos como GoogleMaps e Waze, que vão informar os locais com as interdições de trânsito das áreas reservadas para desfile dos blocos.
Com essa informação os aplicativos vão traçar rotas alternativas evitando e margeando os locais da folia.
Agentes nas ruas
Em média serão 400 agentes da BHTrans atuando diariamente durante o Carnaval nas Unidades Integradas de Trânsito (UIT) e em parceria nas ruas com os agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Somando com outras equipes (semafórica, COP-BH, reboques, entre outros) serão mais de 630 profissionais.