O Secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou nesta quarta-feira (8), o envio de 26 policiais militares à Turquia para ajudar no resgate das vítimas dos terremotos que ocorreram nesta semana.
O grupo será chefiado pelo Coronel PM Camargo Júnior. Também serão enviados equipamentos específicos para ocorrências de busca e resgate em estruturas colapsadas, como escoras, ferramentas hidráulicas, além de barracas que servirão como posto de comando, abrigando os equipamentos e a tropa.
Segundo o secretário Guilherme Derrite, a Missão Humanitária foi uma exigência do governo federal para atender uma demanda internacional por conta do desastre que aconteceu na Turquia e tanto os bombeiros de SP quanto de minas são especializados nesse tipo de ocorrência. Ele também disse o números de agentes e de quais estados irão para essa missão.
A Missão Humanitária Brasileira embarcou para a Turquia na madrugada desta quinta-feira (9), da Base Aérea de São Paulo. Ao todo, 42 pessoas, sendo 26 militares do Estado de São Paulo, foram enviadas para auxiliar nas operações de resgate das vítimas do terremoto da última segunda-feira.
Além dos 26 bombeiros militares de SP, são seis bombeiros militares de MG, seis bombeiros militares do ES, dois agentes da Defesa Civil de SP, servidores federais, além de quatro cães treinados para atuarem em situações de resgate, três pastores belgas e uma labradora.
O secretário também afirmou que a princípio a equipe ficará por 10 dias.
Leia mais