Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Ex-Atlético escapou de terremoto na Turquia porque estava de folga

João Figueiredo viajou para uma praia no sul da Turquia que fica a 500 quilômetros de Gaziantep, onde vive e que foi epicentro do terremoto

Revelado pelo Atlético, João Figueiredo joga na cidade que foi epicentro de terremoto na Turquia

Uma viagem de folga evitou que o atacante João Figueiredo, ex-Atlético, estivesse em Gaziantep, onde atua pelo time de mesmo nome, no momento em que a cidade foi atingida pelo forte terremoto que devastou diversas regiões da Turquia e Síria. O abalo do terremoto de magnitude 7,8 já deixou mais de 6 mil mortos.

Em entrevista ao Estadão, o atacante de 26 anos contou que aproveitou o dia livre para visitar Antália, cidade no sul da Turquia conhecida pelas praias e que fica a 500 quilômetros de Gaziantep. Apesar da distância, ele conta que o sismo foi sentido na região. Ele estava dormindo quando sentiu o tremor.

“Por volta das 4h30 da manhã acordei com o barulho do lustre balançando. Há cerca de um mês e meio teve um pequeno tremor em Gaziantep também, pensei que seria mais um normal. Acordei com o pessoal do clube, família, amigos me ligando pela manhã", conta.

João relata que passou a acompanhar as notícias sobre o terremoto pela televisão e buscou notícias dos colegas de time. Segundo ele, parte do elenco deixou a cidade de carro, enquanto outros estão alojados no centro de treinamento do clube. Todos passam bem.

Na segunda-feira (6), o jogador também usou as redes sociais para comunicar aos seus seguidores que estava em segurança. As publicações da sua conta oficial no Instagram recebeu diversos comentários perguntando sobre a sua situação no país depois da tragédia. “Passando para dizer que estou bem e seguro, graças a Deus! Obrigado a todos pelas mensagens”, publicou horas após o abalo.

Formado pelo Atlético, João Figueiredo teve passagens pelo futebol da Lituânia, Grécia e Emirados Árabes até chegar à Turquia, em 2021. O Gaziantep atualmente ocupa a décima colocação do campeonato nacional.

Na segunda-feira (6), o ministro dos esportes da Turquia, Mehmet Kasapoglu, decretou a suspensão imediata de todas as competições esportivas do país após o terremoto. Logo após o anúncio da paralisação do Campeonato Turco, os principais clubes do país começaram a se mobilizar para arrecadar doações e oferecer abrigo aos afetados.

(com agências)

Jornalista, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL (Lisboa), com passagens por TV Globo | SporTV, Jornal Hoje em Dia, Agência EFE (Espanha), BBC News Brasil (Inglaterra) e Sport TV (Portugal)