Ouvindo...

Carnaval em BH terá mega operação da PM e ação para coibir assédio contra a mulher; saiba como vai funcionar

Órgãos públicos e privados envolvidos da organização do Carnaval de 2023 comentam o planejamento da festa em coletiva de imprensa

Uma das ações anunciadas é o aumento de postos policiais durante o Carnaval de 2023

A Polícia Militar terá cerca de 20 mil postos de policiamento em Belo Horizonte e região metropolitana durante o Carnaval de 2023, que acontece entre os dias 16 e 21 de fevereiro. A informação foi repassada pelo Coronel Michael, que faz parte do comando de policiamento da capital, durante coletiva de imprensa sobre os planejamentos e ações da festa na tarde desta terça-feira (31).

Segundo o coronel, para compor as centenas de postos policiais, militares do interior farão parte do reforço na capital de Minas Gerais. “A gente tem o contingente todo da cidade de Belo Horizonte e das cidades da região metropolitana que vai ser empregado. Somado a isso, vamos ter emprego do policiamento especializado, das unidades especializadas, batalhão Rotam, Coque, Canil, Cavalaria e várias unidades que ainda vão nos apoiar vindo do interior efetivo para a capital”.

Além da Polícia Militar, participaram da reunião também o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH), Marcelo Souza e Silva; o presidente da Belotour, Gilberto Castro; o gerente de ação regional da BHTrans, Luiz Libânio e a Diretora de articulação e integração cultural, Executiva do Circuito Liberdade e Gestora do Palácio da Liberdade, Natalie Oliffson.

Leia mais:

Combate à violência contra a mulher

Além do aumento do policiamento na capital, o presidente da CDL, Marcelo Souza e Silva também anunciou uma parceria do órgão junto com a Defensoria Pública a fim de lançar uma campanha de combate à violência contra a mulher durante o Carnaval de 2023.

“A Defensoria Pública vai fazer uma campanha de respeito à mulher e contra a violência. Então, nós entramos patrocinando essa campanha em parceria com a Defensoria Pública, porque é um tema que está muito em voga. A gente precisa tratar este tema e a CDL já faz algumas ações nesse sentido, inclusive no carnaval para que todos aproveitem da melhor maneira possível”, afirmou.

Limpeza da cidade

Outro ponto abordado durante a coletiva foi a limpeza das ruas de Belo Horizonte durante e após a festa do Carnaval. Segundo Marcelo Souza e Silva, algumas providências estão sendo tomadas juntamente à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) para melhorar o serviço na capital.

“A limpeza, a mobilidade, saúde e segurança são fatores importantes o qual existe um trabalho contínuo, que vem acontecendo reuniões periódicas desde agosto do ano passado junto a todos esses órgãos, para que a gente possa permanecer fazendo o melhor carnaval do país”, afirmou Gilberto Castro, presidente da Belotour.