Ouvindo...

Chuva em MG: saiba os riscos à saúde e quais doenças podem ser contraídas em enchentes

Segundo médico infectologista, a chuva pode trazer alguns organismos prejudicais ao corpo humano

Diversas cidades de Minas Gerais registram enchentes e alagamentos que podem trazer problemas à saúde

Com o alto volume de chuvas que vem atingindo Minas Gerais é comum encontrar poças de água nas ruas após alagamentos e enchentes. Com o calor típico do verão, muitas pessoas aproveitam para nadar nestes locais e se refrescar, sem se atentar para os riscos de saúde que isto pode causar.

O médico infectologista Leandro Curi explica que estes locais podem conter organismos prejudiciais ao corpo, como vírus, fungos e bactérias, causando diversas doenças, como diarreias, amebíase, giardíase, alguns tipos de gastroenterite viral e, até mesmo, hepatite A. Entretanto, a doença que ele destaca mais é a leptospirose.

“A leptospirose é uma doença causada pela bactéria que geralmente vive na urina do rato. O rato tem a bactéria e ele não passa mal, mas ele urina no local, vem a água da chuva e carrega essa bactéria que pode chegar na gente para um machucado, pela boca, pelos olhos, pelo nariz. E aí vira uma febre hemorrágica seríssima”.

Além disso, Leandro Curi também cita o risco de se infectar com o tétano, uma vez que, ao mergulhar em um local que não se conhece, existe o risco de se cortar com um pedaço de ferro ou madeira infectada.

“Eu queria destacar também que, em alguns locais, a gente mergulha sem saber o que tem embaixo, e às vezes tem ferros contaminados, enferrujados. Isso pode dar outros problemas como tétano, então é sempre muito arriscado”.

Como evitar doenças

Mesmo tomando as devidas precauções, muitas vezes não tem como evitar e acabamos pisando em uma poça de água ou tendo contato com água de enxurradas. Neste caso, além de lavar bem o local onde houve este contato, o médico infectologista Leandro Curi destaca outras medidas importantes.

“É preciso se observar e, dependendo, ir ao hospital ou à UPA e falar que entrou em contato com uma água possivelmente contaminada. Existem medicamentos profiláticos e é sempre importante avaliar. Deixar claro que é importante ter o cartão vacinal completo, então ir ao posto de saúde se vacinar contra o tétano e hepatite A. Em caso de ter que enfrentar lamaçal ou enchente, a gente sugere também usar botas impermeáveis“.