A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu novo alerta de pancadas de chuva fortes e
Durante o período, a população deve redobrar a atenção e evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões.
A Defesa Civil recomenda também não atravessar ruas alagadas e nem deixar crianças brincando em enxurradas. Outra orientação é não estacionar e nem ficar debaixo de árvores em períodos chuvosos.
Além disso, a população não deve ficar em áreas abertas e nem usar equipamentos elétricos no momento em que estiver chovendo.
Leia mais:
Chuva em BH: o que fazer em caso de alagamento e como fugir de enxurrada; confira dicas Minas Gerais tem 589 cidades em alerta de chuva forte de até 100 mm; confira quais
Alerta de risco geológico
A Defesa Civil renovou alerta de risco geológico neste sábado. Ou seja, a população deve permanecer em alerta e observar sinais de desmoronamentos e deslizamentos. Como, por exemplo, trincas nas paredes; água empoçando no quintal; portas e janelas emperrando; rachaduras no solo; água minando da base do barranco; inclinação de poste ou árvores; muros e paredes estufados; e estalos.
Se observado esses sinais, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199.
Recomendações para o período:
Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
Coloque calha no telhado da sua casa.
Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
Não jogue lixo ou entulho na encosta.
Não despeje esgoto nos barrancos.
Não faça queimadas.