Todas as nove regionais de Belo Horizonte estão sob alerta de risco geológico por causa do alto volume de chuva que atingiu a capital mineira na última semana. mais cedo, a Defesa Civil de BH divulgou
O clima em BH e região metropolitana vai continuar chuvoso pelo menos até domingo (8), mas não deve haver fortes pancadas de chuva. Até segunda (9), a capital deve acumular 200 milímetros de precipitação.
Caso a população perceba alguma anormalidade é necessário sair imediatamente do imóvel e ligar para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193).
Conforme informações da Defesa Civil, é preciso ficar atento aos sinais de que deslizamentos podem acontecer, entre eles: trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco, inclinação de poste ou árvores, muros e paredes estufados e estalos.
Recomendações:
• Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
• Coloque calha no telhado da sua casa.
• Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
• Não jogue lixo ou entulho na encosta.
• Não despeje esgoto nos barrancos.
• Não faça queimadas.