Morreu nesta madrugada
Segundo Amanda Carmo, tutora de Mallu, a cadelinha faleceu por volta das 4h35. Ela estava internada - desde a última semana - em uma clínica veterinária no bairro Prado, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. No entanto, devido à gravidade da intoxicação, ela não pôde fazer todos os tratamentos disponíveis porque não resistiria.
“Ela não pode fazer hemodiálise, porque ela não resistiria. Também não pode tomar uma dosagem maior de remédio, porque ela não sobreviveria”, contou a tutora na ocasião. Mallu teve rins, pâncreas e o fígado afetados supostamente por monoetilenoglicol -
A tutora fez de tudo para manter Mallu viva. À Itatiaia, ela contou que os gastos superaram R$ 10 mil.
Número de mortes ultrapassa 40
Em Minas Gerais, nove cachorros morreram com suspeita de intoxicação após ingestão de petiscos - uma em Piumhi e oito em Belo Horizonte. No entanto, o número pode ser ainda superior.
Segundo a delegada Danubia Quadros, conforme informações recebidas ao longo das investigações,
O alerta vale para os sintomas: prostração, diarreia, vômitos e convulsões (tremores). Em caso de suspeita, os tutores devem procurar atendimento médico veterinário e comparecer à Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor - onde tramita o procedimento investigativo - na Rua Martim de Carvalho, número 94, no bairro Santo Agostinho.
Produtos recolhidos e fábrica interditada
Na última sexta-feira (2),
De acordo com a pasta, a medida ocorre “em razão da suspeita fundamentada de ocorrência de produtos contaminados”. Conforme o Mapa, a princípio, “os produtos identificados com suspeita de contaminação são o Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467)”.
Além disso, “a equipe de fiscalização do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa esteve na tarde de hoje no local e interditou a fábrica envolvida, localizada em Guarulhos (SP), até que seja apresentada todas as informações requeridas pela fiscalização”.
Como medida preventiva, os produtos devem ser recolhidos pela Bassar e guardados em armazéns da própria empresa.