Ouça a rádio

Compartilhe

CRLV 2021 será obrigatório em Minas a partir desta quarta-feira

Documento pode ser apresentado nos formatos físico e digital durante fiscalização; descumprimento gera multa e remoção do veículo

Documento de 2022 ainda não tem data para começar a ser exigido no estado

Proprietários de veículos registrados em Minas Gerais devem ficar atentos ao prazo de exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A partir desta quarta-feira (1/6), o CRLV referente a 2021 será o documento válido para comprovar a regularidade do veículo durante as fiscalizações de trânsito. 

É importante estar com a habilitação válida e com o CRLV referente ao ano de 2021, em formato digital ou impresso em papel comum, sendo desnecessário apresentar comprovantes de pagamento dos tributos”, afirma o diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é considerada uma infração gravíssima, que resulta em sete pontos na habilitação, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo para pátio credenciado até a regularização. 

O porte do CRLV poderá ser dispensado, caso o agente tenha condições de consultar o sistema do Detran-MG para verificar se o veículo está licenciado. 

Em caso de dúvida sobre a regularidade do CRLV, o proprietário de veículo poderá acessar o site do Detran, onde também é possível verificar se há débitos e emitir as guias para pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório (DPVAT), Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas. 

A exigência do CRLV 2022 será definida pelo Detran-MG e as datas serão divulgadas no segundo semestre. 

*Com Agência Minas

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido