Ouvindo...

Em quais estados brasileiros estão as empresas com o menor risco de darem ‘calote’?

Levantamento da Serasa Experience analisou o score das empresas; região sul do Brasil lidera o ranking

De acordo com a pesquisa, a região Sul do país apresentou as melhores pontuações de crédito

Um levantamento da Serasa Experience descobriu em quais estados brasileiros estão as empresas com as melhores pontuações de crédito. Na prática, quanto mais alto o “score”, menor a chance da companhia dar um “calote” no credor. Uma pontuação alta também significa que a saúde financeira da empresa está boa.

“Assim como o Score PF indica a probabilidade de uma pessoa se tornar inadimplente dentro de um horizonte de tempo, o Score PJ também serve como termômetro para indicar o risco de uma empresa se tornar inadimplente, o que pode influenciar nas chances do negócio conseguir empréstimos ou financiamentos no mercado”, explica o Vice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da Serasa Experian, Cleber Genero.

De acordo com a pesquisa, a região Sul do país apresentou as melhores pontuações de crédito. Em Santa Catarina, um terço das empresas (28,5%) possuem um score alto. Logo depois, aparecem os estados do Paraná (20,6%), Rio Grande do Sul (20,3%), Minas Gerais (18,2%) e Rondônia (16,0%).

Na sequência surgem os estados liderados pelo agronegócio: Mato Grosso (15,7%), Mato Grosso do Sul (14,2%), Espírito Santo (13,9%), Goiás (13,8%) e São Paulo (12,3%).

Entre as empresas que tem o maior risco de não honrarem com suas dívidas estão o Amapá (4,2%), com a pontuação mais baixa, Amazonas (4,3%), Roraima (4,5%), além do Distrito Federal e Pernambuco (ambos com 6,2%).

Em relação aos segmentos das empresas com uma melhor pontuação, o setor primário lidera o ranking. Em 23 estados, as companhias do agronegócio são as que tem a menor tendência à inadimplência.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.