Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento que um grupo de pessoas depreda um veículo em frente ao Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Os quatro policiais que são filmados observando a ação sem intervir foram presos pouco depois.
No vídeo, é possível ver várias pessoas destruindo um carro modelo Jeep Renegade, enquanto alguns policiais permanecem na porta da delegacia e até chegam a filmar a ação. Em seguida, os criminosos tentam levar uma moto. Um dos policiais até tenta impedir o crime, mas a motocicleta acaba sendo levada. Veja o vídeo:
Em nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro repudiou o caso e confirmou que os policiais envolvidos foram presos. Os agentes foram encaminhados para a 2ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, que será responsável pela investigação do caso. A corporação afirmou que os policiais foram “passivos”: “em vez de intervir, limitaram-se a filmar os acontecimentos, negligenciando suas responsabilidades”.
“Reiteramos nosso compromisso com a sociedade e garantimos que a apuração dos fatos será conduzida com máxima seriedade. A omissão diante de práticas criminosas é inaceitável e não condiz com as doutrinas que regem nossa instituição. A sociedade merece e exige uma resposta digna, e acreditamos que esta apuração será o primeiro passo para restabelecer a confiança da comunidade na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro”