Ouvindo...

Inep se posiciona sobre locais de prova do Enem 2023 e divulga alternativa para candidatos, saiba o que muda

Instituto divulgou medida para candidatos alocados em um local de prova muito distante da residência registrada na inscrição

Inep divulga medida feita para mitigar as consequências para candidatos alocados para fazer a prova em locais muito distantes de suas residências

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou nesta segunda-feira (30) que os candidatos inscritos no Enem 2023 que foram alocados para fazer a prova a uma distância de mais de 30km de suas residências e que não puderem ir ao local do exame poderão fazer a prova nos dias 12 e 13 de dezembro - os locais ainda serão divulgados. A medida foi anunciada depois que estudantes denunciaram que os locais de prova estavam a distâncias extremas das residências que registraram na inscrição.

De acordo com o Inep, os inscritos não serão prejudicados com a mudança na data porque a metodologia do Enem “ permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes”. O Instituto disponibilizará na Página do Participante uma aba para que os inscritos que se enquadrem na situação mandem seus pedidos para análise. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.

O Instituto afirmou que cerca de 50 mil inscritos - correspondente a aproximadamente 1% dos candidatos - foram alocados para fazer o exame em uma distância de suas residências maior que 30km. Segundo Inep, os estudantes afetados estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Por fim, o instituto também reforçou que não há casos de inscritos alocados em um município diferente do que foi informado pelo próprio participante durante a inscrição. Além disso, pontou que a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada.

Histórico

O Inep divulgou, no último dia 24 de outubro, os locais de prova para os candidatos inscritos no Enem 2023. A partir da divulgação, os candidatos foram às redes sociais reclamar das distâncias de suas residências até o local designado pela organizadora das provas, a Cebraspe.

Entre essas pessoas está Fernanda Guedes (nome fictício), candidata do Rio de Janeiro que foi alocada em um bairro a 44km de distância da sua casa. Ela relatou que teria que pegar diversas conduções para chegar ao local e passar por zonas que estão em conflito. Para a jovem “o Enem se tornou uma prova de resistência. O foco era apenas a prova, agora é chegar até o local da aplicação”.

Enem 2023

O primeiro dia de provas do Enem é no domingo, 5 de novembro, quando serão aplicadas provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. No segundo dia, que será em 12 de novembro, serão as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

A Itatiaia preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre a prova.

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento