A empresa ART Táxi Aéreo, que operava o avião de pequeno de porte, modelo Caravan, que caiu no Acre e matou 12 pessoas carbonizadas, tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para transporte aeromédico e de passageiros. A decisão que autoriza a empresa a voar foi publicada na Portaria Nº 9.788, de 21 de novembro de 2022. A empresa conta com aeronaves mono e bi-motoras leves do tipo Cessna 206, sêneca II e Baron 58. As informações estão disponíveis no site da empresa.
Um avião pequeno porte caiu logo após a decolagem, neste domingo (29), próximo ao Aeroporto de Rio Banco (Acre). Das pessoas que estavam a bordo, o Governo do Acre confirmou que nove eram adultos e uma era uma bebê, além de dois tripulantes, sendo o piloto e o copiloto.
O acidente aéreo será investigado pelos investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). A equipe foi acionada para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-MEE, neste domingo (29), em Rio Branco (AC), conforme detalhou o Cenipa à Itatiaia.
Leia mais:
Queda de avião no Acre: veja fotos do acidente aéreo que matou 12 pessoas carbonizadas Governo do Acre confirma 12 mortes em acidente aéreo, entre elas um bebê Vídeo: avião com 12 pessoas cai e explode em Rio Branco: ‘lamentável essa queda’
“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.”
O Cenipa espera concluir as investigações no menor prazo possível, mas não informou uma data.
“A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.”
A Itatiaia entrou em contato com a empresa e aguarda posicionamento.
Avião modelo Caravan
A aeronave Cessna Caravan, conforme detalhes do fabricante americano, é conhecida pela utilidade ‘robusta e flexibilidade.’ Com capacidade máxima variando entre 10 e 14 ocupantes, a aeronave atinge a velocidade máxima de 344,472 Km/h (186 ktas).
Com potente motor turboélice, a aeronave Caravan é conhecida pelo alto desempenho, baixos custos operacionais e capacidade de adaptação, com motor de turbina PT6A-114A de 675 cavalos.