Ouvindo...

Vídeo: avião com 12 pessoas cai e explode em Rio Branco: ‘lamentável essa queda’

Imagens mostram avião em chamas em uma área de mata fechada

Imagens mostram avião em chamas em uma área de mata fechada

Uma avião com 12 pessoas caiu e explodiu próximo ao Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre, neste domingo (29). Veja vídeo abaixo.

Imagens feitas logo depois da queda, mostram a aeronave em chamas em uma área de mata fechada. No áudio, de vídeo, um homem lamenta o acidente.

“Lamentável essa queda, motivos ainda a serem investigados.” No local, há presença do Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar.

A aeronave decolou de Rio Branco e ia para Envira, no Amazonas, mas caiu por volta das 6h30 no horário local (8h30, no de Brasília), de acordo com informações do g1.

Segundo a capitã do Corpo de Bombeiros, Francisca Fragoso, a explosão diminui a chance de haver sobreviventes. O local, de difícil acesso, dificulta o resgate e a atuação dos bombeiros e do Samu.

“Como não há possibilidade de alcançar por viatura, o controle do incêndio fica um pouco mais delicado, em razão de utilizar apenas extintores. [A queda] foi no sentido que vai para a BR-364. O avião tem autonomia para 9 passageiros e dois pilotos, comandante e copiloto. A última informação, é que havia dois pilotos e nove passageiros, mas ainda não há certeza”, informou a capitã.

Ainda conforme informações do comandante geral do Corpo de Bombeiros ao g1, coronel Charles da Silva Santos, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já foi acionado.

Nota do Cenipa

Investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-MEE, neste domingo (29), em Rio Branco (AC).

“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”, detalha nota do Cenipa envida à Itatiaia.

O Cenipa espera concluir as investigações no menor prazo possível, mas não informou uma data.

“A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.”

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.