Ouvindo...

Saiba como conhecer um submarino da Marinha do Brasil

Visitantes podem entrar em um submarino da Marinha no Rio de Janeiro

Visitas podem ser agendadas em submarino desativado da Marinha do Brasil

O acidente com o Titan, que levava um grupo de cinco pessoas rumo aos destroços do Titanic, há mais de 3.500 metros de profundidade, chamou a atenção do mundo todo nesta semana.

Muita gente ficou curiosa sobre o funcionamento de um submarino: quem deseja conhecer uma embarcação do tipo pode agendar uma visita ao Espaço Cultural da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro.

No museu, está atracado o submarino Riachuelo (S-22), considerado o sexto navio de guerra do país, que foi desativado em 1997. A atração ainda permite que os visitantes sintam a sensação de estar dentro de um submarino, além de aprender um pouco mais sobre sua operação.

Como é o passeio?

Durante o passeio, podem ser visitadas a sala dos oficiais, a cozinha, os banheiros, os locais de rádio e controle e o quarto dos marinheiros. Os corredores apertados e os dormitórios compactos, em formato de beliches, dão a dimensão de como era viver meses em um submarino.

Os visitantes também poder ir até o compartimento dos torpedos e manipular portas em formato de escotilhas, que fazem a divisão dos ambientes do submarino. O passeio deve ser feito de forma calma e segura. Isso por que há longas escadas e a necessidade de abaixar para passar em alguns lugares da embarcação. A atenção com as crianças também deve ser redobrada.

O submarino fica nas docas da região portuária, por isso é preciso ficar atento. Em caso de mau tempo, a atração é fechada para o público. Segundo as orientações da Marinha, a atração não é recomendada para pessoas com problemas cardíacos, idosos, pessoas com dificuldade de locomoção ou com claustrofobia.

Submarino Riachuelo

O submarino Riachuelo (S-22) foi construído pela Inglaterra, em 1973 e incorporado à marinha brasileira em 1977. O navio serviu ao Brasil por 20 anos, até ser desativado em 1997. Após o fim das operações, a embarcação foi doada ao Espaço Cultural da Marinha, na Praça XV, no centro da capital fluminense.

Quando estava na ativa, o Riachuelo comportava uma tripulação de 74 homens, sendo 7 oficiais e 67 praças. A embarcação possui 89 metros de comprimento e pesa 1,6 toneladas. Em duas décadas de operação, o submarino navegou mais de 180 mil milhas marítimas, em quase 1.300 dias e 17.700 horas de imersão.

Outras atrações

Além do submarino, o Espaço Cultural da Marinha abriga parte importante do acervo da Marinha do Brasil. Os visitantes também podem conhecer uma Nau dos Descobrimentos, um navio, um helicóptero, uma aeronave caça, além de armas e bombas.

Do museu saem diariamente embarcações para a Ilha Fiscal e para a entrada da Baía de Guanabara, onde os passageiros podem conhecer mais dos pontos turísticos da região.

Mais Informações

Endereço: Av. Alfred Agache, S/N - Centro, Rio de Janeiro

Preços: R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h, sendo 16h30 o último acesso. Os passeios são gratuitos às terças-feiras

Mais informações: no site da Marinha do Brasil

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.