Ouvindo...

Projeto da MRV que combate analfabetismo nos canteiros de obras conquista Leão em Cannes

De acordo com a MRV, para muitos trabalhadores da construção civil, a formação educacional é uma ‘deficiência comum’

Projeto da MRV ganhou Leão em Cannes

Desenvolvido pela MRV, o Programa Escola Nota 10, que tem como objetivo alfabetizar trabalhadores da construção civil nos próprios canteiros de obras, recebeu a estatueta de bronze na categoria Corporate Purpose - Social Responsibility no festival Cannes Lions 2025. Celebrada pelo prêmio, a iniciativa, que está em operação há 14 anos e já atingiu mais de 5 mil pessoas, oferece aulas de português e matemática para adultos durante o expediente de trabalho.

O programa acontece em meio a alarmantes dados sobre analfabetismo no Brasil. De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em março deste ano, há 9,3 milhões de pessoas analfabetas no país, das quais 90% são adultos com mais de 40 anos. De acordo com a MRV, para muitos trabalhadores da construção civil, a formação educacional é uma “deficiência comum”, que é combatida com o Programa Escola Nota 10.

Leia também

“Mais do que um reconhecimento criativo, o prêmio celebra uma iniciativa que há mais de uma década transforma vidas onde muitas vezes faltavam oportunidades. Desde 2011, o Escola Nota 10 já formou mais de cinco mil trabalhadores em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, com aulas realizadas durante ou antes do expediente, com metodologia aplicada em ciclos de dois meses”, destaca a empresa em nota.

O programa tem atualmente 34 escolas ativas e a MRV tem como meta chegar em 47 até o fim deste ano. O projeto foi estruturado com apoio do Instituto MRV e em parceria com o Alicerce Educação. As aulas acontecem sem interferir na jornada de trabalho e, só neste ano, 155 alunos da Escola Nota 10 estão inscritos no Encceja, prova nacional que certifica o ensino fundamental e médio.

O case que levou a iniciativa a Cannes, intitulado Building Futures, foi criado pela agência DM9, com o objetivo de dar visibilidade à causa e ao protagonismo dos trabalhadores.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.