Clubes como os do Sesi em Minas Gerais têm se consolidado como espaços estratégicos para campanhas de prevenção e promoção da saúde. Para Alex Silvério da Silva, coordenador de Lazer e Esportes da instituição em Belo Horizonte, a combinação de lazer, socialização e bem-estar torna esses locais ideais para engajar trabalhadores em ações de cuidado com a saúde.
Ambientes que incentivam hábitos saudáveis
Segundo Alex, a realização de campanhas de saúde nos clubes vai além da simples divulgação de informações. “Esses espaços fortalecem ações de cuidado com a saúde e agregam valores fundamentais para a promoção do bem-estar físico, social e emocional, trazendo uma percepção de agentes transformadores da vida pessoal e coletiva”, afirma à Itatiaia.
Entre as iniciativas mais eficazes para estimular hábitos saudáveis estão atividades recreativas e sociais, como oficinas, festas e eventos ligados a datas de grande mobilização, como Abril Verde, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.
Além disso, programas voltados à qualidade de vida, práticas de bem-estar e atividades coletivas durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) contribuem para mudanças tanto individuais quanto coletivas de comportamento.
O coordenador destaca que os clubes oferecem acessibilidade e atratividade para os participantes. Com áreas verdes, espaços de convivência e estruturas voltadas à prática de atividades coletivas, esses ambientes ampliam o alcance das ações e fortalecem a visibilidade da importância da prevenção.
“Os espaços dos clubes se destacam por promover relaxamento, socialização e bem-estar, facilitando o desenvolvimento de programas de cuidados com a saúde e intensificando ações de prevenção”, complementa Alex.
Descubra como incluir os Clubes Sesi como benefício para seus colaboradores. Fale com a gente agora mesmo: