Minaspetro celebra redução no preço da gasolina anunciado pela Petrobras
Gasolina vendida para as distribuidoras pela Petrobras vai ter o preço reduzido em R$ 0,14 o litro nesta terça-feira (21)

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro) celebrou o anúncio, nessa segunda-feira (20), de redução no preço de revenda da gasolina da Petrobras para as distribuidoras. A partir desta terça-feira (21) o litro do combustível vai cair 4,9%, passando a custar, em média R$ 2,71, um recuo de R$ 0,14.
Essa é a segunda queda no preço da gasolina em 2025. No acumulado do ano, a redução chega a R$ 0,31 por litro, o equivalente a 10,3%. Desde dezembro de 2022, a gasolina vendida pela estatal já ficou R$ 0,36 mais barata, e, considerando a inflação do período, a redução acumulada é de 22,4%.
Para o presidente do Minaspetro, Rafael Macedo, a entidade recebe o anúncio de redução com “satisfação”, mesmo que a medida tenha sido tomada com um “certo atraso”. Segundo ele, o preço interno estava muito mais alto que o mercado exterior.
“A redução no preço alivia o bolso do consumidor em um momento de alta inflação nos produtos e ela melhora as vendas dos postos, sendo bom para os dois lados”, disse, afirmando que ainda existem duas situações que jogam contra a redução.
Segundo Macedo, o aumento da mistura do combustível com etanol-anidro, faz com que a redução chegue cada vez menos na gasolina. Ele também cita o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) já anunciado pelos governos estaduais para janeiro de 2026, em cerca de R$ 0,10 por litro de gasolina.
“O importante é que a gente considere que os postos de Belo Horizonte já são uma gasolina mais barata da região sudeste, que mostra que os postos ali na ponta estão repassando os preços e tem uma alta competitividade entre todos eles, buscando os seus clientes centavo por centavo na bomba”, completou.
Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa 'Chamada Geral' na Itatiaia Ouro Preto.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.




