Ouvindo...

Desemprego cai em 18 estados e Minas Gerais fica abaixo da média nacional, diz IBGE

Média nacional de desocupação ficou em 5,8%, a menor para o período desde 2012; em MG, índice ficou em 5,3%, abaixo da média do país

Desemprego atinge mínimas históricas em Minas Gerais

A taxa de desemprego no Brasil caiu em 18 estados no segundo trimestre de 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE. A média nacional ficou em 5,8%, a menor para o período desde 2012. Em Minas Gerais, o índice ficou em 5,3%, abaixo da média do país.

Leia também

Entre as unidades da federação, as maiores taxas foram registradas em Pernambuco (10,4%), Bahia (9,1%) e Distrito Federal (8,7%). Já os estados com menor desemprego foram Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%). Nas nove UFs restantes, a taxa ficou estável em relação ao primeiro trimestre.

A pesquisa também mostrou que a menor escolaridade concentra os maiores índices de desemprego. Além disso, a taxa de subutilização da força de trabalho - que inclui pessoas desocupadas e trabalhadores com jornada reduzida - foi de 14,4%, com destaque para Piauí (30,2%) e Santa Catarina (4,4%).

O rendimento médio mensal habitual subiu para R$ 3.477 no país, com o Sudeste alcançando R$ 3.914, indicando uma melhora gradual no mercado de trabalho, embora ainda existam diferenças significativas entre regiões.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio