Ouvindo...

BC anuncia mudanças no PIX para evitar fraudes; veja lista

BC acompanhará as instituições financeiras para garantir o cumprimento das novas regras

Pix por aproximação

O Banco Central anunciou, nesta quinta-feira (6), mudanças no sistema de segurança do Pix para evitar fraudes em transações.

Por exemplo, se um CPF ou CNPJ estiver irregular na Receita Federal, a chave Pix dos cadastros será excluída.

Isso vale para CPFs suspensos, cancelados, de pessoas falecidas ou nulos, além de CNPJs suspensos, inaptos, baixados ou nulos.

Veja, abaixo, a lista de mudanças promovidas pelo Banco Central no sistema do Pix:

  • Conformidade com CPF e CNPJ: instituições financeiras devem garantir que os nomes vinculados às chaves Pix estejam de acordo com os registros da Receita Federal. Isso se aplica a registros, alterações, portabilidades e reivindicações de posse de chaves.
  • Exclusão de chaves de CPFs e CNPJs irregulares: chaves de CPFs com situação “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” ou “nula” serão excluídas. Chaves de CNPJs com situação “suspensa”, “inapta”, “baixada” ou “nula” também serão removidas.
  • Liberação de devoluções em dispositivos não cadastrados: antes, a regra limitava transações Pix iniciadas em dispositivos não cadastrados a R$ 200,00. Agora, transações de devolução de boa-fé podem ser feitas sem esse limite.
  • Proibição de alteração em chaves aleatórias e de e-mail: informações vinculadas a chaves aleatórias não poderão ser alteradas. Quem quiser modificar dados deverá excluir e criar uma nova chave. Chaves Pix do tipo e-mail não poderão mais mudar de dono. Apenas chaves do tipo celular continuarão permitindo a troca de titularidade.
  • Monitoramento pelo Banco Central: BC acompanhará as instituições financeiras para garantir o cumprimento das novas regras. Penalidades poderão ser aplicadas em caso de descumprimento.
Leia também

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.