Minas Gerais sobe duas posições e ocupa 6º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados

É a melhor posição de Minas nos últimos cinco anos no levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública (CPL)

Cidade Administrativa

Minas Gerais subiu duas posições e é o 6º colocado Ranking de Competitividade dos Estados 2023. O levantamento anual é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria. As 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares: infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

A pesquisa será divulgada em Brasília, nesta terça (22), às 10h30.

Melhorou

O estado apresentou melhora em quatro pilares: de Capital Humano, Segurança Pública, Potencial de Mercado e Solidez Fiscal, nesta ordem.

Estagnou

Já os pilares de Sustentabilidade Ambiental, Educação, Infraestrutura e Sustentabilidade Social não tiveram oscilação

Caiu

Dois eixos considerados prioritários pelo governo de Romeu Zema (Novo) registram queda: Eficiência da Máquina Pública e Inovação.

Indicadores

Dentre os 99 indicadores, Minas atingiu nota máxima em avaliação da educação, ENEM e índice de transparência.

Sudeste

Enquanto no ranking nacional, Minas é o 6º colocado, na região sudeste o estado assume a segunda colocação, ficando atrás apenas de São Paulo, que é ocupa o primeiro lugar geral. O estado do Espírito Santo ocupa o 10º e o Rio de Janeiro está na 11ª colocação.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...