Ouvindo...

Minas Gerais sobe duas posições e ocupa 6º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados

É a melhor posição de Minas nos últimos cinco anos no levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública (CPL)

Cidade Administrativa

Minas Gerais subiu duas posições e é o 6º colocado Ranking de Competitividade dos Estados 2023. O levantamento anual é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria. As 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares: infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

A pesquisa será divulgada em Brasília, nesta terça (22), às 10h30.

Melhorou

O estado apresentou melhora em quatro pilares: de Capital Humano, Segurança Pública, Potencial de Mercado e Solidez Fiscal, nesta ordem.

Estagnou

Já os pilares de Sustentabilidade Ambiental, Educação, Infraestrutura e Sustentabilidade Social não tiveram oscilação

Caiu

Dois eixos considerados prioritários pelo governo de Romeu Zema (Novo) registram queda: Eficiência da Máquina Pública e Inovação.

Indicadores

Dentre os 99 indicadores, Minas atingiu nota máxima em avaliação da educação, ENEM e índice de transparência.

Sudeste

Enquanto no ranking nacional, Minas é o 6º colocado, na região sudeste o estado assume a segunda colocação, ficando atrás apenas de São Paulo, que é ocupa o primeiro lugar geral. O estado do Espírito Santo ocupa o 10º e o Rio de Janeiro está na 11ª colocação.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.