Os contribuintes brasileiros têm até o dia 31 de maio para fazer a declaração anual do Imposto de Renda 2023. E entre as várias informações que precisam ser apresentadas para a Receita Federal, o financiamento de imóvel é um dos itens considerados obrigatórios pela Receita Federal.
Quem financiou um imóvel, seja em 2022 ou em anos interiores, precisa informar o imóvel na Declaração Anual de IRPF. A recomendação é que o cidadão atualize o valor pago pelo imóvel ao longo do ano-base até a quitação das parcelas. A Receita Federal orienta que o contribuinte nunca atualize o valor pelo preço de mercado nem declare o imóvel na aba “Dívidas”.
Como declarar financiamento de imóvel no Imposto de Renda?
Para declarar um imóvel financiado no Imposto de Renda 2023, siga o passo a passo abaixo no Programa de Declaração do IRPF 2023:
Acesse a ficha “Bens e Direitos” e clique em “Novo”;
Em “Grupo”, selecione “01 - Bens Imóveis” e, em “Código”, selecione o tipo de imóvel que está sendo declarado (11 – Apartamento, 12 – Casa, 13 – Terreno ou outro);
Informe o IPTU do imóvel em “Inscrição Municipal” e a data da aquisição;
Na sequência, informe os dados pedidos pela Receita Federal, como endereço completo, CEP e área total do imóvel;
Se o imóvel foi adquirido em 2022, deixe o campo “Situação em 31/12/2021” zerado e informe o valor pago no ano-base (entrada e total de parcelas quitadas) em “Situação em 31/12/2022”;
Se o imóvel foi comprado em anos anteriores, repita o acumulado do ano passado em “Situação em 31/12/2021” e some ele com o valor pago no ano-base (entrada e total de parcelas quitadas) em “Situação em 31/12/2022”.
Não se esqueça de conferir todos os dados antes de enviar sua Declaração do Imposto de Renda. O cidadão que prestar informações erradas na declaração pode enfrentar penalidades como multa e suspensão do CPF. O contribuinte pode corrigir suas informações on-line em até cinco anos.