Ouvindo...

‘Tempo Rei’ em BH: Gilberto Gil lota Mineirão com turnê de despedida

Show reúne mais de 55 mil pessoas no estádio

Gilberto Gil no palco do Mineirão pela turnê ‘Terno Rei’

“Subo nesse palco, minha alma cheira a talco, como bumbum de bebê, de bebê / Minha aura clara só quem é clarividente pode ver, pode ver”. Foi assim que Gilberto Gil abriu seu show em Belo Horizonte: com a canção ‘Palco’. O artista deu as caras aos milhares de fãs que o aguardavam no Estádio Mineirão às 20h25. O show estava previsto para começar às 20h.

A faixa escolhida por Gil para iniciar a turnê “Tempo Rei”, que estreou em Salvador em março deste ano, é uma metáfora para a experiência de apresentar-se ao vivo, em que o baiano compara sua alma ao cheiro de talco, uma memória olfativa que remete à pureza e à novidade.

Na sequência, Gil deu voz a ‘Banda Um’ e ‘Tempo Rei’, canção composta por ele em 1984, e que foi escolhida para marcar o nome de sua turnê de despedida. À época, com a canção-oração, Gil propôs uma resposta à música “Oração ao Tempo”, do amigo e irmão de alma, Caetano Veloso.

Já na abertura do show, o coro formou-se entre cerca de 60 mil pessoas que vieram curtir o show único de Gilberto Gil em Minas Gerais.

Estrutura

Com direção artística de Rafael Dragaud, o show apresenta uma estrutura de palco inovadora, composta por uma escultura em espiral com painéis de LED que projetam imagens e trechos das músicas, criando uma atmosfera imersiva e sensorial .

A turnê

A turnê “Tempo Rei” marca a despedida dos palcos de Gilberto Gil, celebrando mais de seis décadas de carreira. O espetáculo, que estreou em março de 2025 em Salvador, percorre nove cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Belém, Porto Alegre, Fortaleza e Recife.

“Tempo Rei” é uma oportunidade única para os fãs vivenciarem a grandiosidade da obra de Gilberto Gil em sua última grande turnê.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.