Ouvindo...

Rua Sapucaí, em BH, recebe festival gratuito ‘Monstra Autoral'; confira atrações

Festival recebe shows, apresentações de artes visuais e foca na cena independente da capital

Bonde do Dub

A primeira edição do Festival Artístico Monstra Autoral promete celebrar a diversidade e a potência criativa da cena independente mineira, ocupando a Rua Sapucaí, em Belo Horizonte, no dia 1º de novembro. Com entrada totalmente gratuita, o evento acontece das 12h às 22h, e reúne uma programação vasta que inclui shows, performances e uma exposição de artes visuais, valorizando a arte autoral, a presença feminina e o diálogo entre linguagens.

Idealizado por Dani, Lages, Babo Gruppi e Mag Magrela, o festival conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e apoio de marcas como Xeque Mate, Cervejaria Vinil, Nuuh Brindes e Thiago Silk.

Destaques da Programação

A agenda cultural, 100% autoral, começa com a Monstrinha, voltada para o público infantil e familiar. O grupo Minha Companhia abre o festival no início da tarde com o espetáculo “Avoar”, que mistura música, teatro e ludicidade.

Na sequência, a programação musical apresenta artistas de diferentes vertentes:

  • Congadar: Banda de Sete Lagoas que traz um show potente, celebrando a ancestralidade e a espiritualidade afro-brasileira, com inspiração no afrofuturismo.
  • Cruvinel: Cantor e compositor de Ituiutaba, radicado em BH, que apresenta sua sonoridade urbana e letras profundas. O show terá participações especiais de Túlio Dayrell, Maria Flor e Davi Leão.
  • Gabriela Viegas: Cantora e compositora que se destaca na nova MPB mineira com um repertório sensível, transformando a observação do mundo em poesia.
  • Ancestral Diva: Uma das bandas mais potentes da cena independente de Minas, que mescla rock, blues e ritmos brasileiros no show “Azul Feitiço”, abordando temas contemporâneos com densidade lírica.
  • Bonde do Dub: Liderado por Felipe Valderrama, o grupo promete um show vibrante e dançante, em celebração ao reggae, com músicas autorais e releituras de clássicos jamaicanos e nacionais.

As trocas de palco e sets da DJ Pat Manoese serão intermediadas pela anfitriã Paola Bracho, também conhecida como Jhonnathan Horta Fortes (do grupo Oficina Multimedia), com a performance de Heleno Carneiro, bailarino e criador trans com formação pela UFMG e intercâmbio acadêmico na Colômbia.

Exposição de Artes Visuais

O festival também promove uma potente exposição coletiva de artes visuais, com instalação de obras que traduzem o espírito plural do evento. Participam artistas como:

  • Domitila: Colagista analógica e artista visual, conhecida por suas composições manuais que abordam ancestralidade e identidade, com trabalhos que já ilustraram capas de discos de Liniker e Tássia Reis.
  • Titi Rivotril: Artista visual, cantora e performer, cofundadora do coletivo Academia TransLiterária, que une imagem, corpo e ativismo, celebrando as vivências trans e travestis.
  • Denise dos Santos: Fotógrafa e artista visual que explora a imagem como ferramenta de identidade e inclusão, focando em perspectivas representativas e experiências sensíveis sobre o corpo.
  • Tekinha Barra: Artista, ilustradora e grafiteira, que expressa a energia das ruas de BH e a cultura urbana em composições coloridas e provocantes sobre sexualidade feminina e ocupação do espaço.
Leia também

Serviço: Festival Artístico Monstra Autoral

  • Quando: 1º de novembro, sábado - de 12h às 22h
  • Onde: Rua Sapucaí – Belo Horizonte / MG
  • Entrada gratuita
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.