Projeto Estação transforma legado ferroviário em arte com exposição em BH

Fotografias e mostra audiovisual de alunos de sete cidades mineiras revelam olhares e histórias das comunidades conectadas pela Estrada de Ferro Vitória a Minas

Evento reúne mostra audiovisual e fotografias produzidas por alunos do Projeto Estação

A capital mineira se prepara para receber um encontro vibrante entre arte, memória e pertencimento. A exposição “Memórias, Saberes e Patrimônios”, fruto do Projeto Estação, chega à Escola de Design da UEMG, na Praça da Liberdade, nesta quarta-feira, 3 de dezembro, e segue aberta à visitação até 19 de dezembro.

A mostra celebra um ciclo de criação coletiva que percorreu sete municípios ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, transformando o cotidiano das comunidades e o patrimônio ferroviário em arte autêntica. O público poderá conferir fotografias — produzidas por alunos em oficinas com celular — que revelam olhares únicos sobre paisagens, memórias e a identidade local.

As imagens, carregadas de autenticidade, são o saldo de uma jornada artística e pedagógica que utilizou a fotografia como um poderoso instrumento de resgate cultural e transformação social. Além das fotografias, uma mostra audiovisual exibe curtas-metragens que contam as histórias, os saberes e os laços afetivos que se entrelaçam com a ferrovia em cidades como Antônio Dias, Nova Era, João Monlevade, Itabira, Rio Piracicaba, Barão de Cocais e a própria Belo Horizonte.

Circuito cultural e galeria virtual

A programação paralela à exposição inclui um circuito cultural essencial para a reflexão sobre o tema. No dia 06 de dezembro, o evento recebe uma roda de conversa na UEMG com Bruno Jungmann (Fotógrafo), Massuelen Cristina (Diretora Audiovisual) e Millen Carvalho (Dr. em Antropologia), para debater a preservação de memórias, o fomento à cultura e o papel da malha ferroviária na produção de patrimônios.

Além disso, a democratização da arte ganha um novo trilho com o lançamento da Galeria Virtual no mesmo dia 06 de dezembro. O espaço digital gratuito será inaugurado com um acervo de 240 imagens e a exibição de 08 curtas-metragens, ampliando o acesso à produção dos alunos para todo o país.

Conforme destaca Preto Filho, coordenador e idealizador do projeto, a iniciativa é um “convite para olhar e dialogar a ferrovia e nosso entorno com sensibilidade, reconhecer histórias, gerar e celebrar trocas e pertencimentos, e oportunizar futuros possíveis”.

Leia também

Serviço: exposição “Memórias, Saberes e Patrimônios”

  • Data: 3 a 19 de dezembro de 2025
  • Abertura: Dia 3/12, entre 10h e 19h
  • Horário de visitação: segunda a sexta, das 8h às 22h; Sábado, das 8h às 17h. (Domingo fechado)
  • Local: Sala de Exposições da Escola de Design da UEMG – R. Gonçalves Dias, 1434, Praça da Liberdade, BH
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...