Ópera, samba e resistência: estreia de ‘Aida’ é destaque no Palácio das Artes

Em clima de Carnaval, ópera infantil conta história de uma rainha de bateria

‘Aida: a Rainha de Bateria’ estreia no Palácio das Artes

Em Belo Horizonte, o palco do Grande Teatro Palácio das Artes se prepara para uma explosão de cores e ritmos. Neste domingo (25), a Cyntilante Produções estreia o espetáculo “Aida: A Rainha da Bateria”, uma adaptação inédita e afrocentrada da clássica ópera de Giuseppe Verdi.

A montagem faz parte da 51ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança e busca aproximar o gênero de ópera do público infantil.

Nesta versão, a trama original é transportada para o universo das escolas de samba. Aida não é mais uma princesa etíope, mas a filha de Râmfis, a Rainha de Bateria. Em sua jornada de resistência, ela precisa superar os obstáculos impostos pela patroa e influenciadora digital, Amnéris, e pelo bicheiro Jacaré, para conquistar seu lugar no desfile de Carnaval sob a guia do Babalorixá Amonasro.

A trilha sonora é um espetáculo à parte: as melodias eruditas de Verdi ganham arranjos de samba-canção, choro, partido alto e ijexá. Segundo o diretor Bustamante, a proposta é celebrar a identidade afromineira e a cosmologia iorubá, trazendo narrativas menos eurocêntricas para o centro da cena.

Maratona Cyntilante: musicais em cartaz

A estreia de “Aida” é o ponto alto de um mês movimentado para a companhia mineira, que ocupa os teatros Francisco Nunes e o Centro Cultural Unimed-BH com 16 montagens simultâneas.

Além das óperas, que já conta com “João e Maria” e “A Guitarra Mágica”, a programação inclui clássicos como:

  • Contos de Fada: Releituras de “Rapunzel”, “Aladim”, “A Pequena Sereia” e “Branca de Neve”.
  • Sucessos Nacionais: As premiadas montagens de “Os Saltimbancos” e “A Arca de Vinicius”.
  • Autorais: “Encontro de Vilões”, onde os antagonistas tentam salvar o mundo dos eletrônicos, e o sucesso “Encontro com as Princesas”.

Serviço: “Aida: A Rainha da Bateria”

  • Local: Grande Teatro Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte
  • Horário: 17h
  • Ingressos: A partir de R$ 25 (preço popular da Campanha)
  • Onde comprar: Site do Sinparc, postos Belotur ou aplicativo “Vá ao Teatro”.
  • Crianças de até 2 anos não pagam ingresso.

Próximas datas da companhia:

No próximo sábado (31), o grupo apresenta “Encontro com as Princesas” no Teatro Francisco Nunes, encerrando a temporada no domingo (1) com “Branca de Neve”.

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...