Ópera “Aida” vira enredo de samba em versão afrocentrada para crianças

Cyntilante Produções abre ensaio inédito de “Aida: A Rainha da Bateria”, recontando o clássico de Verdi com foco na cultura afro-brasileira e no universo do Carnaval

“Aida: A Rainha da Bateria” é uma adaptação inédita da ópera “Aída”, de Verdi, ambientada no universo do samba e da cultura afro-brasileira

A Cyntilante Produções, conhecida por suas adaptações de óperas e clássicos, realiza neste sábado, 6 de dezembro, às 18h, um ensaio aberto e gratuito de sua nova montagem, “Aida: A Rainha da Bateria”, no Teatro Francisco Nunes. A peça, que tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2026, transforma a ópera “Aída”, de Giuseppe Verdi, em um espetáculo musical ambientado no universo do samba e da cultura afro-brasileira.

Enredo

A adaptação, dirigida por Fernando Bustamante, diretor artístico da Cyntilante, é direcionada ao público infantil e propõe uma leitura afrocentrada da história. A protagonista, Aída, é apresentada como a filha da Rainha de Bateria Râmfis, herdeira de uma forte ancestralidade de resistência. Sua jornada no espetáculo é marcada pelos obstáculos impostos por Amnéris, uma influenciadora digital e sua patroa, e por Jacaré, um bicheiro patrono da Escola de Samba Canários da Terra.

Guiada pelo Odu revelado por seu pai, o Babalorixá Amonasro, Aída luta para conquistar seu lugar como Rainha da Bateria no desfile de Carnaval.

“Historicamente os musicais da Cyntilante trazem histórias sob um ponto de vista eurocêntrico... Desta vez, nos empenhamos em resgatar a cultura afro-brasileira e a cosmologia iorubá. Entendemos a importância de cada vez mais trazermos esse debate para o centro da cena”, explica Fernando Bustamante.

O diretor adianta que a proposta, com dramaturgia autoral e trilha sonora adaptada por Leandro Braga, é celebrar e valorizar a identidade e a cultura negra no Brasil.

O Contato com o público

O ensaio aberto será o primeiro contato da equipe com o público e servirá como um laboratório essencial. “O ensaio aberto é o primeiro contato com o público, uma possibilidade de experimentarmos a iluminação, cenário e figurinos. Os espectadores poderão testemunhar e dar o seu retorno sobre aquilo que assistiram, com bate-papo logo após”, afirma Bustamante.

“Aida: A Rainha da Bateria” é o terceiro título da tetralogia de óperas adaptadas da Cyntilante, que já apresentou “João e Maria - Opereja” (2023) e “A Guitarra Mágica” (2024), uma ópera rock inspirada em Mozart. A próxima e última montagem da série será baseada em “O Guarani”, de Carlos Gomes, focada na cultura dos povos originários.

Leia também

Serviço: Ensaio Aberto “Aida: A Rainha da Bateria”

  • Data: 6 de dezembro, sábado
  • Horário: 18h
  • Local: Teatro Francisco Nunes
  • Acesso: gratuito, com retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria ou pelo Sympla
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...