Ouvindo...

Marca mineira de roupas ‘Kodara’ se destaca no Expofavela e parte para etapa nacional

Fundada em 2021, Kodara foi destaque no Expofavela Minas 2025

Kodara, fundada em Venda Nova, Belo Horizonte, é uma marca de streetwear

A marca de roupas Kodara, nascida na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, é um dos destaques do Expo Favela Minas 2025, evento que conecta empreendedores periféricos a grandes oportunidades de investimento, visibilidade e impacto. A Kodara ficou entre os cinco melhores empreendimentos da edição e, agora, se prepara para representar Minas Gerais no Expofavela Brasil, que será realizado em São Paulo, reunindo empreendedores de favelas em cenário nacional.

Fundada em 2021, no cenário pós-pandemia, a Kodara se baseia na cultura, arte e resistência da periferia. A marca se posiciona como um movimento social que fortalece a identidade periférica e investe na transformação cultural por meio da moda.

Leia também

João Victor Bauer, um dos fundadores da Kodara, trabalhou como frentista em um posto de gasolina e relata a alegria de ver a marca crescer: “o Expofavela Minas foi mais do que um palco de negócios, foi uma oportunidade de visibilidade, conexão e fortalecimento. O que falta na quebrada não é talento, é oportunidade. E a gente está indo buscar!”, afirma Bauer.

Além da produção de roupas, a Kodara também promove iniciativas culturais e sociais, como a Feira Spot, Hip Hop Day de Contagem e Skateata Cultural. A marca criou a Feira Lab, uma feira de brechós, artesanato e empreendedorismo local.

Agora, segundo a Kodara, a expectativa é alta para a edição nacional, em São Paulo, onde prometem representar Minas Gerais levando força, criatividade e o potencial da juventude periférica.

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.