Ouvindo...

Festival de Gastronomia de Tiradentes 2025 começa hoje (22) com grandes chefs e programação gratuita

Chefs mineiros, nacionais e internacionais participam do festival, que vai até 31 de agosto; programação conta com jantares harmonizados e, pela 1ª vez, atrações em vinícola

Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes traz programação artística diversa nos finais de semana, entre 22 e 31 de agosto

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais, abre sua 28ª edição nesta sexta-feira (22). A programação, que vai até 31 de agosto, promete movimentar a cidade histórica com boa e música comida.

O evento é gratuito e será realizado em pontos tradicionais, como o Largo das Forras, a Praça Santíssimo e a Praça da Rodoviária, reunindo cerca de 80 chefs.

Entre os nomes mineiros confirmados estão Caio Soter, Henrique Gilberto, Ana Gabi Costa, Bruna Rezende, Rafael Pires, Naiara Faria, Cristóvão Laruça e Yves Saliba. Ao longo dos dez dias, eles dividem espaço com convidados nacionais e internacionais, como os portugueses Vitor Matos e Antonio Loureiro.

Leia também: 24ª edição do Festival de Gastronomia em Tiradentes fecha edição com protagonismo dos pratos da cidade

Do Brasil, participam nomes premiados como Janaína Torres (SP) — eleita melhor chef do mundo pelo 50 Best 2024 —, Tássia Magalhães (SP), Paulo Machado (MS), Ana Bueno (RJ), Onildo Rocha (PB) e Enzo Ceccin (SC).

Festins

Além dos pratos disponíveis nas praças, o festival mantém os tradicionais festins, jantares harmonizados assinados por chefs premiados, realizados no Espaço Raízes. O primeiro acontece nesta sexta (22), com Tássia Magalhães, do restaurante Nelita (SP), e Ana Gabi Costa, do Trintaeum (BH). A venda de ingressos ocorre por meio do site.

Música na programação

A parte musical também é destaque. Na Praça Santíssimo, o Quarteto Bossa Nova, de São João del Rei, abre os shows, seguido por apresentações de Wilson Sideral e do grupo Roda das Chicas. Integram a lista para os próximos dias nomes como Juarez Moreira, Tocaia, Laura Catarina, Roça Nova e a dupla Thamires Cunha e Bia Nascimento.

Vinícola

Uma das novidades da edição deste ano é a parceria com a Vinícola Trindade, que vai receber encontros especiais aos sábados (23 e 30), com experiências ao pôr do sol, combinando vinhos e gastronomia de alto padrão.

Leia também

Serviço

Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes - 28ª edição
Data: de 22 a 31 de agosto de 2025
Local: Praça Santíssimo, Praça da Rodoviária e Largo das Forras - Tiradentes/MG
Acesso gratuito

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.