Belo Horizonte
Itatiaia

Confira a programação de maio da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH

Programação gratuita une oficinas de escrita, clubes de leitura e atividades lúdicas para crianças, jovens e adultos no coração da capital

Por
Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte • Victor Oliveira | PBH

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) preparou uma agenda especial para o mês de maio, inspirada no Dia da Gastronomia. Sob o tema "Gastronomia Literária", o espaço convida o público a "devorar" livros em uma programação que utiliza a comida como metáfora para o encontro, os aromas e os diferentes sabores da literatura.

Localizada no Centro de BH, a biblioteca oferece desde momentos de leitura afetiva para famílias até laboratórios de escrita literária para adultos.

As atividades infantis focam na narração de histórias e na criatividade. O destaque fica para a oficina "A Revolução das Galinhas" (23/05), baseada no conto Ovo Frito, e para a Manhã Encantada, que acontece aos sábados com contos da tradição oral. O mês também conta com o lançamento do livro infantil "Dorme Lagarta, Acorda Borboleta", de Marília de Oliveira, no dia 30.

Para quem deseja ir além da leitura, a BPIJ-BH oferece diversas oficinas gratuitas de formação:

  • Escrita Criativa e Laboratório de Escrita: encontros semanais dedicados ao desenvolvimento de técnicas literárias e planejamento de livros.

  • Acessibilidade: o curso sobre leitura de livros ilustrados por pessoas com deficiência visual (9 a 30/05) aborda a prática da audiodescrição.

  • Clubes de Leitura: em maio, os debates giram em torno de obras premiadas, como Sobre os Ossos dos Mortos, da Nobel Olga Tokarczuk, e Oração para Desaparecer, de Socorro Acioli.

No dia 30 de maio, às 14h, o Clube de Escritores de BH realiza um encontro especial para comemorar os 35 anos da BPIJ-BH, reforçando a importância histórica do equipamento cultural.

Destaques da programação de Maio

  • Lendo Junto: sextas-feiras (8, 15, 22 e 29/05), às 16h – Leitura afetiva para famílias.

  • Oficina de Escrita Criativa: terças-feiras, às 10h e 16h.

  • Clube de Leitura: 27/05 (quarta), às 14h – Discussão sobre o livro de Socorro Acioli.

  • Lançamento "Versos Roubados": 16/05 (sábado), às 11h – Obra de Vívian Marchezini.

  • Curso de Audiodescrição: sábados, das 9h às 12h30 (requer inscrição).


Serviço: BPIJ-BH

  • Endereço: Rua Espírito Santo, 593 – Centro, Belo Horizonte

  • Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 13h

  • Entrada: gratuita

  • Informações: (31) 3277-8769 ou Instagram @bpijbh

Por

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.