Ouvindo...

Exposição ‘Finca-Pé: Estórias da terra’, de Antonio Obá, estreia no CCBB BH em 25 de junho

Esta é a primeira mostra individual do artista brasiliense na capital mineira; a entrada é gratuita

A produção de Antônio Obá transita entre escultura, pintura, instalação, performance e desenho.

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte recebe, a partir de 25 de junho, a exposição “Finca-Pé: Estórias da terra”, primeira mostra individual do artista brasiliense Antonio Obá na capital mineira. A entrada é gratuita.

A exposição reúne mais de 50 obras entre pinturas, desenhos, instalações, cadernos e filme-performance, em um mergulho sensorial nas relações entre corpo, território, permanência e espiritualidade. A curadoria é de Fabiana Lopes, que destaca o gesto de “fincar o pé” como atitude de resistência e existência.

Um dos destaques é a instalação “Ka’a pora” (2024), com esculturas de pés em bronze adornados com galhos, remetendo ao ciclo de renovação da vegetação do Cerrado, e a série inédita “Crianças de coral – nigredo/coivara” (2024–2025), com retratos construídos em carvão sobre tela, além de uma seleção de desenhos em grafite, giz de cera, extrato de noz, nanquim dourado e bico de pena.

Leia também

A exposição inclui ainda a participação especial do artista mineiro Marcos Siqueira, natural da Serra do Cipó, que apresenta pinturas feitas com pigmentos naturais extraídos diretamente da terra. Suas obras dialogam com o trabalho de Obá e evocam as memórias da infância rural, ancestralidade e a presença simbólica do território como matéria artística.

SERVIÇO

Finca-Pé: Estórias da terra, de Antonio Obá

  • Data: 25 de junho a 1º de setembro de 2025
  • Local: Galerias do Térreo - Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
  • Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
  • Horário: Quarta a segunda, das 10h às 22h (fecha às terças)
  • Entrada gratuita
  • Mais informações: www.bb.com.br/cultura | @ccbbbh
Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo