O diretor e uma das protagonistas do documentário “Papo na Panela – Um documentário sobre Trocas, Sabores e Resistência” foram os entrevistados do programa Rádio Vivo, apresentado por Eduardo Costa e Fernanda Viegas, nessa segunda-feira (21).
Na conversa, Luccas Màia (diretor) e Márcia Regina Reis (protagonista) detalharam a produção, que celebra a memória e a força das mulheres da cidade histórica de Sabará, em Minas Gerais.
O curta-metragem, produzido pela ACASA Filmes, apresenta as histórias de Milsane, Márcia e Maria Estela, três mulheres negras que, através de suas memórias e da cozinha, atuam como guardiãs da cultura local. “Dentro da casa mineira, o coração da casa é a cozinha” contou o diretor, “o filme partiu então dessa base, de chamar as mulheres pra cozinhar um prato e ouvir as histórias de vida delas”
Leia mais
Filme produzido no Sul de Minas é destaque em festival de cinema de Lisboa Tela Quente exibe filme que foi a última participação de Scarlett Johansson no Universo Marvel
A partir das três mulheres, o documentário expande sua narrativa para uma rede de mais 24, cujas vozes tecem um mosaico de lembranças sobre a vida, as festas, a fé e os afetos que moldam a identidade da cidade. “O filme me deu a oportunidade de olhar para mim mesma” apontou Márcia, “de voltar lá atrás, uma coisa que a gente ás vezes esquece”.
Deste modo, o curta busca registrar o presente para ressignificar o passado através das histórias contadas pelas personagens, servindo como um tributo à cultura popular sabarense e à importância da mulher negra na construção da comunidade.
O documentário estreia no dia 25 de julho, às 20h, no Cine Bandeirante, com entrada gratuita. Haverá também sessões seguidas de rodas de conversa nos dias 05, 06 e 07 de agosto no Teatro Municipal de Sabará. O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através de edital da Secretaria Municipal de Cultura, e contará com acessibilidade em Libras e estrutura para pessoas com deficiência.
Serviço
Estreia do curta-documentário “Papo na Panela”
- 25 de julho
- horário 20h
- Cine Bandeirante, Sabará
- 05, 06 e 07 de agosto
- horário 20h
- Teatro Municipal de Sabará
Entrada gratuita