O Dia Nacional do Samba, comemorado nesta terça-feira, 2 de dezembro, se estende em uma grande celebração no próximo sábado (6), a partir das 16h, quando a Quadra da Escola de Samba Cidade Jardim se tornará o palco do Tributo ao Samba. O encontro reafirma o gênero musical e promete uma verdadeira batucada de brasilidades.
A festa será liderada por Pirulito da Vila, artista de projeção nacional, natural de Itabirito, que se consolidou com o disco Tudo Começa em Samba (2015). Ao seu lado, Marina Gomes, cantora, compositora e instrumentista com forte presença na cena contemporânea, se apresenta convidando o cavaquinista Fernando Bento, em uma roda de intensa troca de referências. No evento, Marina também fará o lançamento oficial do seu Bloco Engrossa o Caldo, dedicado ao samba.
Vozes da tradição e da contemporaneidade
Um dos pontos altos da noite será o lançamento oficial do Samba-Enredo 2026 do GRES Cidade Jardim, interpretado por Nego (irmão de Neguinho da Beija-Flor) e assinado em parceria com Diego Nicolau, Fabinho do Terreiro e Cidade Amaral. O enredo exalta a potência da mulher negra, com foco em figuras históricas como Dandara, Aqualtune, Tereza de Benguela e as Yabás.
A bateria fica por conta do BoraProNobis, um bloco formado por 120 ritmistas. A discotecagem será comandada pela DJ Little Sil, produtora cultural com sets que misturam brasilidades e novos sons.
Serviço: Tributo ao Samba
- Quando: 6 de dezembro (sábado), a partir das 16h
- Onde: Quadra da Escola de Samba Cidade Jardim – Rua do Mercado, 47, Conjunto Santa Maria, BH
- Ingressos: disponíveis no
site da Sympla