Ouvindo...

‘Brasília: Sinfonia da Alvorada’, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, chega em BH

Com narração do ator Jonas Bloch e músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, apresentação única será na quinta-feira (19)

Para criar o Poema Sinfônico, Tom e Vinicius ficaram hospedados no Catetinho em 1959, a residência oficial da presidência, trabalhando na mesma sala onde JK assinou os primeiros atos na capital.

Belo Horizonte recebe, na quinta-feira (19), uma apresentação especial da obra “Brasília: Sinfonia da Alvorada”, poema sinfônico de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, com narração do ator Jonas Bloch e músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

O espetáculo acontece em sessão única no Centro Cultural Unimed-BH Minas, resgatando uma das obras mais simbólicas, e menos conhecidas, da parceria entre Tom e Vinicius. Com direção de Paulo Rogério Lage, a apresentação traz a versão original para hepteto e voz, concebida a partir da demanda de Juscelino Kubitschek, então presidente, que encomendou a obra para celebrar a inauguração de Brasília, em 1960.

Escrita em 1959 e lançada em disco apenas em 1961, a peça mistura música e poesia para exaltar o nascimento da nova capital, símbolo de modernidade e sonho político-cultural brasileiro.

“Brasília: Sinfonia da Alvorada” já passou por Ouro Preto e faz parte de um projeto de circulação que deve seguir para outras cidades, incluindo Diamantina, terra natal de JK.

Leia também

SERVIÇO

“Brasília: Sinfonia da Alvorada”

Data: 19 de junho, quinta-feira
Horário: 21h
Local: Centro Cultural Unimed-BH
Endereço: Rua da Bahia, 2.244 - 5º andar - Lourdes
Ingressos: R$50,00 (meia entrada) - R$100,00 (inteira)
Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/106576/d/319446/s/2177638?_gl=1

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo