Belo Horizonte entra no ritmo para celebrar o primeiro aniversário do reconhecimento do Samba como Patrimônio Cultural da cidade! A comemoração acontece com a segunda edição do “Horizontes do Samba - Patrimônio Cultural BH” no dia 7 de dezembro, das 14h às 22h, no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira / CRESAN Mercado da Lagoinha.
Em destaque neste ano, o evento presta homenagem aos Blocos Caricatos belo-horizontinos, que desempenham um papel crucial na história do carnaval da capital. Os nove blocos que atualmente desfilam são: Estivadores do Havaí, Corsários do Samba, Bacharéis do Samba, Os Aflitos do Anchieta, Mulatos do Samba, Por Acaso, Unidos da Zona Norte, Grêmio Recreativo Pérola Negra e União São João.
Encontro de gerações
A programação é vasta. Estão previstas rodas de sambistas e um especial encontro entre mestras e mestres da velha guarda e da nova geração.
O ponto alto da noite será o show do sambista belo-horizontino Dé Lucas, que receberá como convidado especial um dos maiores nomes do samba e da literatura brasileira: o compositor e escritor carioca Nei Lopes.
Valorização do samba
O reconhecimento do Samba como Patrimônio Cultural de BH, concedido pelo Conselho Deliberativo em dezembro de 2024, engloba diversas expressões como Bloco Caricato, Escola de Samba, Bloco de Rua, Roda de Samba, além dos Lugares e Espaços de referência.
A celebração vai além da festa, é um ato que busca valorizar a produção artística local e estimular o diálogo entre as gerações. A iniciativa também marca o avanço nos trabalhos para a formação do Comitê e Plano de Salvaguarda do Samba, que visa garantir a preservação contínua desta expressão cultural em BH.
Serviço: “Horizontes do Samba - Patrimônio Cultural BH”
- Quando: Dia 7 de dezembro, domingo, das 14h às 22h
- Onde: Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira / CRESAN Mercado da Lagoinha (Av. Pres. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha)
- Classificação: Livre
- Evento gratuito