Banda Mole anuncia volta ao formato original e retorno às origens no Carnaval de 2026

Bloco mais tradicional de BH celebra 51 anos com cortejo pela Afonso Pena e reafirma a essência do carnaval de rua e das marchinhas

Banda Mole 2025

A Banda Mole, bloco que há 51 anos é um ícone da folia mineira, anunciou o retorno ao seu formato original para a celebração que acontece no sábado que antecede o carnaval, dia 7 de fevereiro de 2026. O bloco, fundado em 1975 na Lagoinha, se prepara para agitar o Centro da capital com um desfile que partirá da portaria do Parque Municipal, na Avenida Afonso Pena, seguindo até a Praça Sete.

De acordo com Luiz Mário Ladeira, o Jacaré, um dos fundadores e atual presidente da Banda Mole, a mudança acompanha o crescimento da festa na capital mineira. “Diante do crescimento exponencial do carnaval de rua de Belo Horizonte, entendemos que este é o momento ideal para voltarmos ao formato de cortejo. A Banda Mole deixa de ser um evento na rua e volta à sua essência como um verdadeiro bloco de carnaval,” afirmou.

O presidente reitera o compromisso com as tradições. “Mantemos nosso compromisso com o tradicionalismo, e as marchinhas, que são a alma da nossa festa, continuam sendo o destaque, além, é claro, de shows da banda da Banda Mole e convidados no trio elétrico”.

O retorno ao formato de cortejo não beneficia apenas a tradição, mas também a economia local. Polly Paixão, Presidente da Liga Belorizontina dos Blocos de Rua e produtora da Banda Mole, destaca a inclusão dos ambulantes.

“Ao retornarmos ao formato de cortejo, estamos não apenas resgatando as origens da Banda Mole, mas também criando oportunidades para os ambulantes, que todos os anos desejavam acesso ao perímetro da festa. Agora, com o formato de bloco de carnaval de rua, eles poderão vender seus produtos livremente ao longo do percurso,” analisa Polly. A produtora conclui que a decisão “reforça o clima acolhedor e democrático que sempre marcou o carnaval de Belo Horizonte,” reafirmando a essência do bloco: ser de todos, para todos.

De volta à essência

A decisão de retomar o formato de cortejo tradicional, que marcou as primeiras edições do bloco, reflete um desejo de reconexão com a essência democrática e tradicionalista do carnaval de rua.

A edição de 2026, que celebrará as cinco décadas de história da Banda Mole, promete manter seu lema de irreverência, respeito e alegria, com apresentações da banda oficial do bloco, convidados especiais, e a certeza de uma experiência única para foliões de todas as idades.

Leia também

Serviço — Banda Mole 2026

  • Data: Sábado de pré-carnaval, 7 de fevereiro de 2026
  • Local de concentração: Portaria do Parque Municipal - Avenida Afonso Pena/BH
  • Percurso: Avenida Afonso Pena até a Praça Sete
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...