Banda mineira Falso Morel mergulha no caos boêmio com o novo single ‘13 de maio’

Faixa marca a segunda etapa de uma trilogia conceitual e traz Lucas Eufrosino nos vocais

Falso Morel apresenta novo single ‘13 de maio’

A banda mineira Falso Morel trilha um caminho de experimentação e sucesso. Após os números expressivos de seus primeiros trabalhos com o EP ‘Distopia em Pindorama’ alcançando ouvintes em 138 países e a faixa “Estações” (do EP ‘Morrer pra renascer’) ultrapassando sozinha a marca de 200 mil plays, o grupo de Belo Horizonte inicia 2026 com o pé no acelerador.

Lançado oficialmente na última quinta-feira (22), o single ‘13 de maio’ já está disponível em todas as plataformas de streaming e estreou com destaque na playlist oficial ‘alt BR’ do Spotify.

O “meio” de uma história inacabada

A música é a peça central de uma trilogia iniciada no EP anterior, Morrer pra renascer (2025). Se no primeiro capítulo a banda explorou texturas de piano, ‘13 de maio’ chega para representar o conflito.

“Contamos o ‘meio da história’. É aquela fase caótica, cheia de problemas e dores, mas também cheia de energia. Traduzimos isso para uma música muito pulsante, de bater cabeça”, explica Gabriel Pazini, principal compositor e multi-instrumentista do grupo.

Inversão de papéis e a mística da Rua 13 de Maio

Uma das grandes surpresas do single é a mudança na dinâmica interna da banda. Pela primeira vez, Pazini cede o microfone e a guitarra principal para Lucas Eufrosino, assumindo o baixo e os backing vocals. A bateria continua sob o comando preciso de Vitor Moura.

A composição nasceu de uma experiência real e visceral de Eufrosino em São Paulo. Após um show da banda punk Cockney Rejects, o músico passou mais de 20 horas em um bar na emblemática Rua 13 de Maio.

“É o retrato de um boêmio inconsequente que não aceita que o rolê terminou. Alguém que vaga pelos bares atrás de substâncias e acaba se perdendo na falta de noção da realidade. A letra é carregada dessa dor e dos perigos da noite”, revela Lucas.

O que vem por aí

Musicalmente, ‘13 de maio’ entrega o lado mais “cru” da Falso Morel. Com vocais rasgados, guitarras saturadas e uma linha de baixo hipnótica, a faixa flerta com o rock alternativo, preparando o terreno para o desfecho da saga.

A banda promete encerrar a trilogia ainda em 2026, mantendo o compromisso com a inovação sonora que se tornou sua marca registrada. Segundo Pazini, o público pode esperar algo totalmente diferente para o ato final: “Iremos em uma direção nova, apresentando sonoridades que fogem da mesmice”.

Serviço:

  • Single: 13 de maio
  • Banda: Falso Morel (BH/MG)
  • Gênero: Alt Rock / Shoegaze
  • Onde ouvir: Spotify, Deezer, Apple Music e YouTube.
Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...