Ouvindo...

A Arte do Ver: exposição “Olho Mágico” de Carolina Botura convida à nova perspectiva

Com curadoria de Ana Avelar, mostra na AM Galeria de Arte apresenta pinturas e cerâmicas em ambiente imersivo, estimulando a atenção aos modos de vida invisíveis

Exposição “Olho Mágico”, da artista Carolina Botura

A capital mineira está recebendo a exposição “Olho Mágico” da artista Carolina Botura, com curadoria de Ana Avelar na AM Galeria de Arte, em Belo Horizonte, prometendo uma experiência imersiva para o público.

A exposição, em cartaz até o dia 11 de novembro, apresenta pinturas de grande dimensão e cerâmicas, e seu conceito central reside na ideia de que a forma como escolhemos olhar o mundo é capaz de influenciar o que vemos. “Olho Mágico” propõe um convite para o cultivo de uma atenção e consciência diferenciadas, estimulando o público a perceber modos de vida “invisíveis” e a captar a mudança a partir de temporalidades e corporalidades distintas, como o ato de “fechar um pouco os olhos para ver”.

De acordo com o texto da exposição, o olhar concentrado abre as portas da imaginação e produz uma capacidade de atenção para o tempo das plantas, de outros seres e do planeta. A mostra sugere que ver não implica saber ou dominar, mas sim “dançar com a transparência e a compreensão”.

A exposição “Olho Mágico” segue em cartaz até o dia 11 de novembro de 2025. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h, na AM Galeria de Arte.

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.